
Com o propósito de fortalecer a cultura organizacional e integrar lideranças da Rede Pública Estadual de Ensino, a Secretaria da Educação (Sedu), com apoio do Instituto Unibanco, realiza, nesta terça-feira (07), a “Jornada Formativa: Conexões”. O encontro deve reunir cerca de 900 profissionais da educação, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, secretários regionais e equipes técnicas, em um espaço de imersão voltado ao diálogo, à reflexão e à construção coletiva de práticas que aprimoram a gestão e o fazer educacional no Espírito Santo.
A programação abordará temas estratégicos para o aprimoramento das políticas educacionais, como avaliação e planejamento, articulação entre dados, currículo e tomada de decisão, educação em tempo integral, cultura de paz nas escolas públicas, além de políticas e práticas para equidade e justiça social. Também estão previstas mesas de Discussão Orientada, com debates sobre o papel das lideranças na potencialização da avaliação, do currículo e da inclusão escolar.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destaca que o evento busca fortalecer vínculos institucionais e mobilizar valores como ética, transparência, integridade e compromisso com o interesse público, pilares que sustentam a missão de oferecer uma educação pública de qualidade e transformadora a cada estudante capixaba.
“O fortalecimento da cultura organizacional da Secretaria é um passo essencial para garantir que nossas políticas públicas cheguem com mais qualidade às escolas e aos estudantes. Essa jornada é uma oportunidade de integração e aprendizado coletivo, que reforça valores como ética, transparência e compromisso com o interesse público. Quando gestores, professores e equipes técnicas compartilham o mesmo propósito, o resultado é uma educação mais eficiente, inclusiva e transformadora. Nosso desafio é seguir construindo, juntos, uma rede cada vez mais alinhada e comprometida com o avanço da educação capixaba”, destaca o secretário.
O superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, explica que a ação integra a parceria entre as instituições pública e privada, no âmbito do programa Jovem de Futuro, que apoia o Espírito Santo na consolidação de políticas públicas orientadas por evidências e voltadas para resultados. Segundo ele, a construção de uma cultura organizacional sólida é o diferencial das políticas que geram impacto real.
“Avançar nas políticas educacionais exige mais do que bons programas e projetos. O diferencial está em construir uma cultura organizacional sólida, coerente e voltada para resultados. Na prática, isso significa alinhar gerências, integrar esforços e fortalecer lideranças em todos os níveis. Nenhuma política tem impacto real sem pessoas engajadas, preparadas e conectadas em torno de um mesmo propósito: oferecer uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora a cada estudante capixaba”, reforça o superintendente-executivo.
>
São Paulo Poupatempo marca presença na Reatech 2025 com atendimento inclusivo e tecnologia acessível
Espírito Santo Estudantes de escola estadual de Vitória conhecem os serviços de TI do Prodest
Geral PF cumpre mandados de busca sobre fraude em licitação em São Sebastião
Infraestrutura Governo de Minas divulga novas datas das audiências públicas da concessão rodoviária do Lote Noroeste
Governo Comitiva do Governo de Minas visita maior feira de importação da China
São Paulo Pesquisa mostra maior percepção de integridade pelos agentes públicos do Governo de SP
São Paulo Centro de Memória Fapesp lança exposição virtual Ciência na Amazônia: história, desafios e descobertas
São Paulo Gêmeos de todo o Brasil podem compartilhar vivências em evento virtual da USP
São Paulo Polícia fecha depósitos clandestinos usados para falsificação de bebidas alcoólicas em SP Mín. 19° Máx. 27°