
Mais de mil proprietários já conseguiram liberar seus veículos de forma ágil pela Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), serviço do Detran-SP para liberação de veículos apreendidos por infrações de trânsito. Na semana de 28 de setembro a 4 de outubro, foram 2.335 veículos liberados. Destes, 1.097, ou 47%, saíram do pátio por conta da LIVE.
O Detran-SP, com apoio da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo , desenvolveu a ferramenta de Liberação Instantânea de Veículos com base na hiperautomação. Por meio dela, há uma integração de tecnologias que dispensa a ação humana.
A ferramenta permite a liberação imediata de veículos por meio do portal do Detran-SP . Para utilizá-la, é necessário ter uma conta GOV.BR com selo prata ou ouro e, após o login, selecionar o veículo apreendido que se deseja liberar.
Na sequência, o usuário tem acesso a uma tela com informações do veículo:
As multas e a taxa de liberação, fixada em R$ 20,06, podem ser quitadas via Pix, com QR Code ou chave gerada pelo próprio sistema. Com o serviço, o cidadão sabe exatamente o valor que deve ser pago, evitando cobranças indevidas. Os valores referentes ao pátio também são detalhados no ofício de liberação, conferindo maior transparência ao processo.
O rastreamento de débitos e restrições é possível pela integração da LIVE com diversas bases governamentais, como a da Receita Federal, a da plataforma GOV.BR e a do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas Mín. 18° Máx. 27°
