
Durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Governo de São Paulo reforça as orientações sobre a realização da mamografia e as diferentes formas de acesso gratuito ao exame em todo o estado.
A mamografia é o exame de imagem mais eficaz para detectar precocemente o câncer de mama. Quando a doença é identificada em seus estágios iniciais, as chances de sucesso no tratamento aumentam significativamente, com terapias menos agressivas e maior possibilidade de cura.
Para mulheres com histórico familiar da doença, é importante procurar orientação médica para definir o protocolo de rastreamento individual. Nesses casos, o exame costuma ser indicado antes dos 40 anos e deve ser feito todos os anos.
Por meio do programa Mulheres de Peito, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomenda que mulheres entre 35 e 49 anos e aquelas acima de 70 anos realizem o exame mediante apresentação de pedido médico. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce e amplia o acesso ao exame em todo o estado.
De modo geral, mulheres entre 50 e 69 anos são orientadas a realizar o exame de rastreamento a cada dois anos. Também é fundamental estar atenta a sinais como dor, inchaço, caroços ou alterações no mamilo. Caso qualquer alteração seja percebida, a recomendação é procurar um mastologista para avaliação especializada.
Confira quatro formas de agendar ou acessar a mamografia gratuita em São Paulo:
É possível marcar mamografias diretamente no aplicativo do poupatempo.sp.gov.br. Basta acessar o serviço “Saúde”, escolher a opção “Saúde da Mulher”, clicar em “Agendar Mamografia no Programa Mulheres de Peito”, clicar em “Iniciar” e seguir o passo a passo do agendamento.
As mulheres interessadas também podem conferir o itinerário das Carretas da Mamografia (leia mais abaixo). Pelo aplicativo ou pelo site, é necessário selecionar a aba “Saúde”, escolher a opção “Saúde da Mulher”, clicar em “Consultar itinerário das Carretas da Mamografia” e, por último, clicar em “Iniciar”. Seguindo este passo a passo será possível verificar a localização da carreta mais próxima de sua região em poucos segundos.
Para realizar o agendamento da mamografia, também é possível por meio de ligação telefônica pelo número 0800 779 0000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Cross).
Para agendar a mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Lá, passará por uma consulta com um profissional de saúde, que avaliará a necessidade do exame. Quando indicado, o encaminhamento é feito no sistema de regulação do município, que agenda a realização da mamografia em uma unidade da rede pública.
As carretas atendem mulheres sem necessidade de agendamento e de forma gratuita. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com disponibilização de até 50 senhas por dia. Aos sábados, o horário é das 8h às 12h, exceto feriados, com atendimento de até 25 mulheres.
Em caso de alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.
Para acessar o itinerário basta acessar o aplicativo do Poupatempo, disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS.
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
São Paulo Ex-moradora de rua da capital refaz sua vida em Casa Terapêutica do Governo de SP
São Paulo Operação da Polícia de SP prende líder de ‘arrastadores’ que extorquiam passageiros no Aeroporto de Guarulhos Mín. 18° Máx. 27°
