Saturday, 09 de May de 2026
29°

Parcialmente nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral São Paulo

Produção de medicamentos da FURP pode chegar a 3 bilhões por ano com nova operação do Butantan

Produção atual da unidade é de cerca de 400 milhões de unidades e pode chegar a até 3 bilhões de unidades por ano

23/10/2025 às 19h40
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Laboratório de medicamentos a ser assumido pelo Governo de São Paulo. Projeto está em avaliação da Alesp. Foto: Divulgação
Laboratório de medicamentos a ser assumido pelo Governo de São Paulo. Projeto está em avaliação da Alesp. Foto: Divulgação

O Instituto Butantan deverá assumir o laboratório farmacêutico público oficial do Estado de São Paulo Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (FURP) . Com o novo modelo de gestão, a produção de medicamentos na fábrica de Guarulhos poderá aumentar gradativamente das atuais 400 milhões de unidades para até 3 bilhões de unidades por ano, entre outros avanços.

O Governo de São Paulo encaminhou o projeto para a transição de comando para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) . No novo modelo, os colaboradores da atual FURP deverão ser mantidos e a produção do portfólio do laboratório também continuará. O objetivo é fortalecer a inovação e a diversificação de medicamentos.

Apesar da produção e da capacidade de trabalho, a FURP, no atual modelo de gestão, não consegue atingir seu potencial máximo. Alguns números retratam essa realidade. Na fábrica de Guarulhos, por exemplo, a produção atual é de 400 milhões de unidades, mas há capacidade para produzir 3 bilhões. Além, disso a unidade de Américo Brasiliense, hoje parada, poderá ser reativada, também com capacidade para três bilhões de unidades por ano.

Com a integração, haverá a possibilidade de atingir gradativamente esse potencial. O portfólio atual, de 30 medicamentos, poderá chegar a 100 no futuro . Junto ao Instituto Butantan, a FURP poderá ainda desenvolver uma área de pesquisa e desenvolvimento.

A transição entra agora em fase final de planejamento, que já vinha sendo estudado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelas duas instituições. Com a mudança, o Instituto Butantan consolida seu papel estratégico na produção de vacinas, soros e medicamentos para o atendimento da população através do SUS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cachoeiro de Itapemirim, ES Atualizado às 11h03 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 30°

Sun 31°C 18°C
Mon 21°C 19°C
Tue 21°C 18°C
Wed 27°C 18°C
Thu 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio