
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) de São Paulo proporcionou cursos de aprimoramento a cerca de 3 mil profissionais da saúde de janeiro a outubro de 2025. Neste ano, foram realizados 43 cursos e treinamentos com médicos, enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem, 34% a mais do que em 2024. Os encontros educativos são organizados pelo Centro de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa (Cedep), por meio do Núcleo de Inovação Educacional e de Educação Médica, e ocorrem nas modalidades presencial e on-line.
Os cursos e treinamentos do Iamspe são realizados com o objetivo de apresentar, aprimorar e reciclar os conhecimentos dos profissionais do Instituto. Por isso, são realizadas aulas remotas pelo Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA Iamspe) e presencial nas salas de aulas do Prédio Administrativo do Iamspe e no Centro de Simulação Realística do Instituto (Cesir), equipado com bonecos e peças que imitam o corpo humano e pele, respectivamente, além de dispositivos de cirurgia robótica.
Os temas dos encontros educacionais são escolhidos a partir das respostas de questionários aplicados nos participantes no encerramento dos cursos e treinamentos. As lideranças dos serviços e núcleos assistenciais também indicam assuntos para serem abordados nas aulas com base nas principais dificuldades dos profissionais durante a rotina de trabalho. Além de proporcionar mais conhecimento e experiência às equipes médicas e de enfermagem, o Iamspe por meio dos setores de educação continuada também tem como objetivo melhorar o atendimento dos pacientes do convênio.

O diretor do Cedep, Dr. Fabiano Rebouças Ribeiro, explica que os cursos e treinamentos são investimentos do Iamspe na educação de seus profissionais. “As formações possibilitam ampliação de conhecimento, trocar experiências, fortalecimento da confiança no desempenho e até na autoestima do profissional. Além disso, cada aprendizado adquirido se reflete diretamente em um atendimento mais qualificado, o que representa também um compromisso do Centro de Pesquisa com os pacientes do Instituto”, comenta.
O enfermeiro encarregado do Serviço de cardiologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo Leandro Machado participa dos cursos e treinamentos do Cedep desde que integra o quadro de funcionários do Hospital. “É um momento que você reflete sobre o agir, fazer e pensar do ato de assistir os pacientes em um momento de vulnerabilidade, quando a saúde deles está comprometida. Os encontros, em cada tema e aula, proporcionam mais segurança e autonomia aos profissionais, melhorando até a autoestima”, concluí.
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) oferece, em média, quatro cursos e treinamentos por mês aos profissionais do Instituto. Os temas são divulgados na intranet da instituição com antecedência para que os interessados possam se inscrever e participar dos encontros. Veja fotos abaixo.
São Paulo Dia Mundial da Poliomielite: vacinação é a principal forma de prevenção
São Paulo Governo de São Paulo entrega ampliação da Fatec São José do Rio Preto
São Paulo Governo de SP realiza Seminário Estadual para fortalecer parceria com municípios paulistas
São Paulo São Paulo terá calor e tempo seco até domingo; chuva volta na segunda (27)
São Paulo Caravana 3D: Fundo Social de São Paulo marca presença com atendimento a municípios e oficina de tecnologia
Espírito Santo Prêmio Melhores do Esporte Capixaba 2025 vai homenagear 46 atletas de 41 modalidades
São Paulo Detran-SP orienta regras para credenciamento de leiloeiros e avaliadores de automóveis
São Paulo Governo de SP publica edital da concessão rodoviária da Rota Mogiana
São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Social divulga municípios selecionados para a Mostra de Experiências da Vigilância Socioassistencial Mín. 16° Máx. 26°