
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) retoma, nesta segunda-feira (3/11), a oferta da linha de crédito Fungetur, destinada a bares, pousadas, empresas de transportes e demais negócios do setor de Turismo. Com taxa de 0,41% ao mês + INPC, além de 48 meses para pagar, os empreendedores poderão investir para melhorar o faturamento nesta reta final do ano e já de olho na alta temporada e período de férias. Para acessar o financiamento, é preciso ter o Cadastro de Prestadores de Serviços do Turismo (Cadastur).
Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, o financiamento está disponível para empresas de todos os portes dos 853 municípios do estado. “O turismo é uma atividade essencial para a economia mineira. O crédito chega em uma época estratégica e vai contribuir para fortalecer os empreendedores que poderão atrair mais visitantes”, afirma.
Considerando os últimos cinco anos, o BDMG liberou R$ 312 milhões em créditos do Fungetur para cerca de 1,6 mil empresas de todas as regiões de Minas.
O momento é oportuno para investimentos. Levantamento do Observatório do Turismo, do Governo de Minas , mostra que 2025 é o melhor ano internacional para o setor desde o início da série histórica, em 2018. A pesquisa considera os dados da plataforma Amadeus-ForwardKeys, que aponta alta de 74% nas reservas de turistas estrangeiros entre outubro e dezembro deste ano no estado.
Liberação ágil
Há quase 50 anos, os quitutes da L’Italia Confeitaria fazem sucesso entre turistas e moradores de Poços de Caldas, cidade turística do Sul de Minas. As vendas ganharam mais vigor depois de o espaço ser reformado e ganhar móveis novos, revitalizar a pintura e adquirir equipamentos mais modernos. Melhorias viabilizadas a partir da linha Fungetur oferecida pelo BDMG.
“O ambiente ficou mais atrativo e, com isso, percebemos que o volume de clientes aumentou”, afirma a gestora financeira do espaço, Fabiana Sances. Ela conta que o carro-chefe do empreendimento é o pão de mandioquinha.
Os financiamentos disponibilizados pelo BDMG via Fungetur são captados junto ao Ministério do Turismo. Além das taxas acessíveis, outro diferencial desta linha é a agilidade no acesso aos recursos. A contratação é realizada toda de forma digital pelo site do BDMG .
Espírito Santo Estudantes de escola estadual de Vitória conhecem os serviços de TI do Prodest
Geral PF cumpre mandados de busca sobre fraude em licitação em São Sebastião
Infraestrutura Governo de Minas divulga novas datas das audiências públicas da concessão rodoviária do Lote Noroeste Mín. 19° Máx. 27°