
As obras de expansão e melhoria do abastecimento de água em Ubatuba receberão um investimento de R$ 87 milhões até 2026, como parte do Programa Água no Litoral, da Sabesp , e devem beneficiar diretamente a população fixa e flutuante de cerca de 140 mil pessoas, principalmente no verão, quando aumenta a demanda.
Esse valor contempla o Reservatório de Perequê-Mirim, entregue no final de outubro, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina, a construção de um segundo reservatório,em Toninhas, e também de uma nova estação elevatória para bombeamento de água. O sistema de abastecimento de Ubatuba também passará por expansão, com a implantação de 12 quilômetros de rede de distribuição e 3.000 novas ligações domiciliares em áreas informais, ampliando o acesso à água de qualidade para a população.
Com capacidade para armazenar até 2 milhões de litros de água tratada, suficiente para encher de uma vez 2 mil caixas-d’água grandes, o Reservatório de Perequê-Mirim atende diretamente os bairros de Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Ribeira e Santa Rita. A oferta de mais água impacta todo o sistema local, uma vez que aumenta a disponibilidade também para outras regiões, como Barra Seca, Bela Vista, Cais do Porto, Carolina, Iperoig, Itaguá, Morro da Pedreira, Ponta Grossa, Taquaral, Tenório e Toninhas.

Construído com tecnologia alemã de dobra dupla, que torna a estrutura mais resistente às condições externas e possíveis vazamentos, o novo reservatório vai funcionar como uma grande caixa-d’água para atender a população, especialmente nos horários de pico, e também a demanda da alta temporada, quando a população de Ubatuba pode crescer até oito vezes com a chegada dos turistas.
Já o reservatório de Toninhas terá capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água, após sua conclusão, em 2026, ampliando a rede de abastecimento.
Essas obras e outras que estão em andamento fazem parte do esforço da Sabesp, em sintonia com as agências reguladoras do Governo do Estado de São Paulo, para trazer mais resiliência hídrica para os moradores do litoral Norte e da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
Vacinação Cachoeiro promove segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado
PRÊMIO Agência de Cachoeiro chega ao Festival Colibri com 22 trabalhos finalistas
Geral Mega-Sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números sorteados
São Paulo Depois de dias de instabilidade, Defesa Civil alerta para elevação das temperaturas e baixa umidade do ar a partir de sexta-feira (25)
São Paulo SP registra 347 casos de leptospirose até agosto; veja os sintomas e como se proteger após enchentes
São Paulo Saiba como funcionam as unidades sentinelas de arboviroses em São Paulo Mín. 17° Máx. 28°