
Após dois anos fechado para restauro e readequação, o Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, reabriu neste sábado (22).
O edifício histórico, inaugurado em 1927 e inspirado no Teatro Alla Scala de Milão, passou por uma ampla recuperação que devolveu características originais do projeto do arquiteto André Carloni.

A reinauguração contou com apresentações da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) e do cantor capixaba Silva, além de visitação pública e intervenção artística da artista Flávia Junqueira.

O governador Renato Casagrande anunciou a programação especial que será realizada de dezembro a março de 2026, a abertura do edital para concessão da cafeteria e o início das visitas guiadas duas vezes por semana.
As obras, conduzidas pelo Instituto Modus Vivendi, receberam R$ 20 milhões em investimentos, metade do BNDES e metade da EDP, via Lei Rouanet.

O restauro contemplou fachada, interiores, sistema cênico, iluminação, climatização, acessibilidade e revitalização de detalhes históricos como o lustre central e os douramentos originais.
O teatro também ganhou novos elevadores, modernização da sonorização e iluminação cênica, além da reativação da antiga bilheteria.
A fachada passou por tratamento completo, com recuperação de estátuas, ornamentos e elementos simbólicos ligados às artes.
Com a reabertura, o Carlos Gomes volta a ser palco de grandes espetáculos e retoma seu papel como um dos principais patrimônios culturais do Espírito Santo.





Cultura Teatro e natureza se encontram em espetáculo gratuito na Reserva Águia Branca
Cultura Cine.Ema começa dia 24 e leva vivências variadas à Mata Atlântica
Cultura Cine.Ema celebra 10 anos com música na Reserva Águia Branca Mín. 17° Máx. 28°
