
O delegado Osvaldo Nico Gonçalves foi nomeado secretário da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. A designação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta terça-feira (2). O antigo chefe da pasta Guilherme Derrite foi exonerado a pedido para reassumir seu mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados.
O delegado Nico, como é conhecido, formou-se em direito em 1989, é professor concursado da Academia de Polícia (Acadepol) e especialista em Polícia Judiciária. Entre os principais marcos da carreira estão a atuação como delegado-geral e a criação do Grupo de Operações Especiais (GOE). Ele também dirigiu o Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope), entre outras funções de liderança na Polícia Civil.
O novo secretário disse ter recebido o convite do governador Tarcísio de Freitas com “imensa alegria”. “Sou apaixonado por essa área. Como secretário-executivo, já participava das estratégias de combate ao crime organizado e redução dos índices criminais. Agora, quero continuar o bom trabalho e deixar o meu legado”, declarou.
“Nesses três anos como secretário, Nico foi o meu braço direito. Alcançamos resultados históricos e, hoje, deixo essa missão valiosa nas mãos dele”, afirmou Guilherme Derrite.
Com a mudança, o cargo de secretário-executivo da pasta passa a ser ocupado pelo coronel Paulo Maurício Maculevicius Ferreira. Oficial da reserva da Polícia Militar, com passagem pelo Corpo de Bombeiros, Maculevicius já atuava na pasta, com experiências na Subsecretaria de Gestão Corporativa e na Chefia de Gabinete.
Formado em direito em 1989, Osvaldo Nico Gonçalves é professor concursado da Academia de Polícia Civil e especialista em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal.
Ingressou na Polícia Civil como investigador, habilitado em 1979. Até 1992, atuou em diversos departamentos, como Decap, Deic, Garra e DHPP.
Após concluir o curso de formação para delegado, em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e tornou-se o primeiro delegado piloto do departamento.
Atuou na Delegacia de Roubos a Bancos (Deic) e, por 12 anos, foi supervisor do Grupo Especial de Resgate (GER) no Garra, comandando mais de 200 policiais.
Criou o Grupo Antibombas, voltado a ocorrências envolvendo ameaças, atentados, roubos e explosivos, e o Grupo de Motos, ambos no Garra.
Em 2019, tornou-se o primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope). Em abril de 2022, foi nomeado Delegado Geral de Polícia, cargo máximo da Polícia Civil do Estado. Desde janeiro de 2023, atuava como secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública.
São Paulo SP POD: Metrô de São Paulo vive maior ciclo de obras simultâneas da história, com R$ 30 bilhões em investimentos
São Paulo Polícias de SP localizam mais de 59 mil desaparecidos desde 2023, média de 42 pessoas por dia
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 46 milhões nesta quarta-feira
São Paulo Estado de SP registra queda de 19,3% nos roubos de celulares entre janeiro e setembro
São Paulo Interior de SP registra queda de 22,6% nos roubos
São Paulo Provão Paulista 2026: o que não esquecer nos dois dias de avaliação
São Paulo Polícia de SP faz operação contra esquema de agiotagem com cobrança de juros abusivos e ameaças
São Paulo Com ações de inteligência, interior de SP registra queda nos homicídios
Governo Balanço 2023-2026: Com metrô e novos ônibus, Governo de Minas avança na mobilidade da Região Metropolitana de BH Mín. 21° Máx. 37°