
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inauguraram na terça-feira (2) o Centro de Ciência para o Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária.
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o novo centro terá investimento total de R$ 7,7 milhões para pesquisar novos materiais e soluções voltadas à descarbonização, a partir da reciclagem de pavimentos utilizados na malha viária de 12 mil quilômetros administrada diretamente pelo DER-SP.
Proposto pelo presidente do DER-SP, Sergio Codelo, o novo CCD irá mobilizar 26 pesquisadores, entre graduandos e pós-graduandos de engenharia, com o objetivo de ampliar o uso de materiais sustentáveis na pavimentação ao longo dos cinco anos de pesquisa. No total, serão 42 bolsistas: 8 doutorandos, 10 mestrandos, 19 bolsistas de iniciação científica e 5 de treinamento técnico. “Hoje é um dia histórico para o DER-SP. Esse novo polo de pesquisas é muito significativo para o que desejamos construir. Nesta gestão, o Departamento tem priorizado a transparência e incentivado as pesquisas, por meio de parcerias com universidades, para implementar cada vez mais técnicas promissoras, como neste caso da reciclagem dos pavimentos”, afirmou.
Sob a coordenação da professora Kamilla Vasconcelos Savasini, da Poli-USP, o CCD Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária conta com a participação de representantes da Poli-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, além da colaboração direta de órgãos ligados à infraestrutura, como DNIT, Artesp, ANTT e empresas do setor privado. “Este CCD funcionará unindo a excelência acadêmica às demandas práticas dos setores público e privado. Nosso objetivo é acelerar a criação de soluções que tornem a pavimentação das rodovias mais associadas às demandas de descarbonização do setor, e acreditamos que a reciclagem é um pilar importante”, resumiu.
Os CCDs reúnem pesquisadores de universidades e de institutos de pesquisa, gestores de órgãos estaduais ou municipais, empresas e organizações não governamentais em projetos para resolver problemas de interesse social ou econômico do estado de São Paulo. “É uma aplicação direta da ciência e, como consequência, os projetos desenvolvidos trazem benefício imediato para a população”, diz Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp. O CCD Sustentabilidade e Inovação em Infraestrutura Rodoviária integra o conjunto de 34 nos CCDs anunciados pela Fapesp em setembro deste ano, totalizando investimento de R$ 256 milhões em pesquisas colaborativas.
São Paulo NOTA DE PESAR – IRINEU NORIVAL MARETTO
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana
Infraestrutura Governo de Minas entrega veículos para as áreas da saúde, educação e assistência social em São João do Pacuí
São Paulo Governo de SP coloca Defesa Civil à disposição para ajuda humanitária na Venezuela
São Paulo Conheça DOM, o cachorro-robô que ‘fareja’ perigos e amplia segurança em obras de saneamento em SP
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira
São Paulo Almoço nas férias: cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP termina nesta sexta (26)
São Paulo Operação da Polícia e MP desmantela esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa por meio de empresa de ônibus Mín. 18° Máx. 22°
