
Uma menina de 2 anos foi transferida de helicóptero para o Hospital Infantil de Vitória, na manhã desta terça-feira (2), após sofrer queimaduras graves em 40% do corpo causadas por água quente em Presidente Kennedy.
O transporte foi feito pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), acionado devido à gravidade do caso.
A criança recebeu os primeiros atendimentos no Pronto Atendimento de Jaqueira, mas por precisar de cuidados especializados, a equipe aérea foi mobilizada para realizar o transporte aeromédico.
Segundo o Notaer, a menina seguiu estável durante todo o trajeto, sem intercorrências, e foi entregue diretamente à equipe médica especializada no Hospital Infantil de Vitória, referência para casos como esses.
Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde da criança.
Principais causas de queimaduras em crianças no ES e cuidados imediatos
No Espírito Santo, a maioria das queimaduras das crianças atendidas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Infantil de Vitória foi provocada por líquidos quentes.
Água, óleo, comida ou fritura representaram cerca de 70% das internações no CTQ. Os dados são referentes a setembro de 2015, dez anos portanto, e esses números podem ter aumentado ou diminuído.
As queimaduras causadas por líquidos inflamáveis como álcool, gasolina, diesel e thinner aparecem em segundo lugar e correspondem a 20% dos casos atendidos.
Em seguida vêm os acidentes elétricos, tanto dentro de casa quanto em brincadeiras, como soltar pipa próximo à rede elétrica.
Também são frequentes os acidentes envolvendo contato com tampas de forno quentes e explosões de panelas de pressão, segundo registros do CTQ.
O que fazer em caso de queimadura, segundo o Corpo de Bombeiros
– Procure esfriar a área com água corrente. Dependendo da temperatura do agente provocador da queimadura, ela vai se aprofundando e agravando o grau e atingindo camadas mais profundas da pele;
– Não use gelo nem produtos caseiros, como café ou pasta de dente;
– Não esfregue a área queimada e não estoure bolhas;
– Não tente retirar roupas grudadas na pele;
– Se a região estiver muito escura ou esbranquiçada, pode ser queimadura de terceiro grau, que atinge camadas profundas da pele. Em todos os casos, procure atendimento médico imediato.
São Paulo Caminho da Capacitação transforma trajetória de jovem em Bady Bassitt
São Paulo Método estatístico prevê com mais precisão risco de deslizamentos de terra
São Paulo Clima de Natal embala negócios de empreendedores das Etecs e Fatecs Mín. 22° Máx. 36°
