
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região centro-norte agora contam com um equipamento fundamental para o tratamento de diversos tipos de câncer. É o acelerador linear que passa a integrar o novo serviço de radioterapia do Hospital São José, em Colatina.
A entrega do equipamento foi feita pelo Ministério da Saúde em cerimônia realizada nesta quinta-feira (11) no hospital. A iniciativa marca um movimento estratégico para descentralizar o cuidado em alta complexidade, garantindo que pacientes possam realizar etapas do tratamento mais perto de casa, reduzindo deslocamentos à capital e fortalecendo a continuidade assistencial.
A nova estrutura física construída para abrigar o serviço, anexa ao hospital, tem cerca de 1 mil metros quadrados e recebeu investimento superior a R$ 12 milhões, provenientes do Ministério da Saúde. O espaço foi planejado para integrar-se aos serviços já existentes na unidade, facilitando exames complementares, encaminhamentos e acompanhamento multiprofissional.
Com o início das operações, o serviço de radioterapia deverá atender aproximadamente 65 pacientes por mês, ampliando a capacidade da Rede Estadual em oferecer cuidado oncológico integral no interior do Estado.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a chegada do acelerador linear a Colatina representa um marco na regionalização e na qualificação da assistência em oncologia. “O Hospital São José passa a consolidar-se como referência regional dentro da rede estadual de atenção oncológica, com capacidade de atuar como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), fortalecendo a rede estadual e aproximando tecnologia, cuidado e qualidade de vida da população da região centro-norte”.
FOTOS aqui
>
São Paulo Polícia de São Paulo apreende drogas e material explosivo na Favela do Moinho
São Paulo Arsesp monitora fornecimento de energia durante prova da Fatec
São Paulo Caminho da Capacitação transforma trajetória de jovem em Bady Bassitt Mín. 22° Máx. 36°
