
O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (11) a quarta rota temática. Depois das Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo, Rotas do Queijo, é a vez de prestigiar um dos destilados mais emblemáticos do país, com quase 500 anos de história: a cachaça. Na região da Cuesta, Itaqueri e Tietê, os municípios de Botucatu, Piracicaba, Rio Claro e Analândia representam das Rotas da Cachaça (). A iniciativa reúne produtores tradicionais e atrativos culturais que valorizam a bebida símbolo do Brasil. O projeto é coordenado pela Casa Civil e conta com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; de Agricultura e Abastecimento; de Cultura e Economias Criativas; de Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.
A Rota Cuesta, Itaqueri e Tietê é um destino que combina tradição centenária e inovação. Entre os destaques estão a Cachaça Três Pedras, em Bofete, e a Cachaçaria Tipuana, em Botucatu, que preservam técnicas artesanais. Em Piracicaba, o visitante encontra o histórico Engenho Capuava, enquanto Rio Claro é abriga as Cachaças Serra do Itaqueri, referência em qualidade.
A rota inclui ainda a Cachaçaria Macúva (Analândia), a Destilaria Octaviano Della Colletta (Torrinha), o Alambique Ouro Fino (Torre de Pedra) e a tradicional Tonon Indústria e Comércio de Cachaça (Dourado).
“Essa rota é um verdadeiro encontro entre tradição e inovação, valorizando produtores que são referência na história da cachaça paulista”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
O projeto Rotas da Cachaça reúne oito circuitos em 65 municípios paulistas, fortalecendo o turismo rural e a economia criativa. São Paulo é líder nacional na exportação de cachaça e concentra 46% da produção brasileira, com destilarias que unem tradição e inovação.
Atualmente, existem 1.266 estabelecimentos elaboradores de cachaça registrados no Brasil, de acordo com o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O estado de São Paulo experimentou crescimento de 5,9% nos registros de estabelecimentos elaboradores de cachaça registrado em 2024 de acordo com o anuário.
São Paulo Operação contra líderes de facção criminosa termina com 7 presos no interior de São Paulo
São Paulo Governo de SP, União e Prefeitura de São Paulo anunciam que vão pedir fim do contrato da Enel em SP
São Paulo Investigação da Polícia Civil identifica bando envolvido em crimes com criptomoedas no interior de São Paulo
São Paulo Previsão do tempo para quarta-feira (17), em SP: pancadas de chuva isoladas
São Paulo Operação Mirage prende bando suspeito de lucrar R$ 200 mil com venda de ingressos falsos em zoológicos de SP
São Paulo Polícia Militar e Gaeco realizam operação contra o crime organizado no interior de São Paulo Mín. 23° Máx. 28°
