
O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (11) a quarta rota temática. Depois das Rotas do Vinho de São Paulo, Rotas do Café de São Paulo, Rotas do Queijo, é a vez de prestigiar um dos destilados mais emblemáticos do país, com quase 500 anos de história: a cachaça. Na região do Circuito das Águas e Nascentes, os municípios de Amparo, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro representam das Rotas da Cachaça . A rota reúne produtores tradicionais e atrativos culturais que valorizam a bebida símbolo do Brasil. O projeto é coordenado pela Casa Civil e conta com as contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; de Agricultura e Abastecimento; de Cultura e Economias Criativas; de Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.
A Rota Circuito das Águas e Nascentes é um convite para conhecer os segredos da bebida alcoólica mais antiga do Brasil em meio a paisagens deslumbrantes. Entre os destaques estão a Fazenda Benedetti, referência desde 1929, e a Brisa da Serra Destilaria, em Monte Alegre do Sul, conhecida por sua produção premiada. Em Amparo, o visitante encontra a Cachaça da Torre, a Fina Flor e a tradicional Fazenda Atalaia, enquanto Monte Alegre do Sul abriga a Cachaça Campanari, e Piracaia, a cachaçaria Choro da Cana. A rota inclui ainda o Alambique Família Silotto, em Serra Negra, e a Cachaçaria Nono Alpi, em Socorro, que preservam técnicas centenárias. Confira os participantes da rota em https://www.rotasdacachaca.sp.gov.br .
O projeto Rotas da Cachaça reúne oito circuitos em 65 municípios paulistas, fortalecendo o turismo rural e a economia criativa. São Paulo é líder nacional na exportação de cachaça e concentra 46% da produção brasileira, com destilarias que unem tradição e inovação.
“Cada produtor é um guardião da história e da qualidade da cachaça paulista. Essa rota é uma celebração da cultura e da hospitalidade do nosso interior”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
Atualmente, existem 1.266 estabelecimentos elaboradores de cachaça registrados no Brasil, de acordo com o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária. O estado de São Paulo experimentou crescimento de 5,9% nos registros de estabelecimentos elaboradores de cachaça registrado em 2024 de acordo com o anuário.
Espírito Santo Detran|ES informa sobre funcionamento do órgão no Natal e Ano Novo
São Paulo Detran-SP lança página especial para orientar população sobre a nova CNH Paulista
Fazenda Secretaria de Estado de Fazenda lança portal para facilitar regularização de dívidas com bancos extintos
São Paulo Plano Integrado de Transporte Urbano 2050 terá participação da CPTM e Metrô
São Paulo Governo de São Paulo sanciona marco legal do Sistema Único de Assistência Social Paulista
Geral Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
São Paulo Operação contra líderes de facção criminosa termina com 7 presos no interior de São Paulo
São Paulo Governo de SP, União e Prefeitura de São Paulo anunciam que vão pedir fim do contrato da Enel em SP
São Paulo Investigação da Polícia Civil identifica bando envolvido em crimes com criptomoedas no interior de São Paulo Mín. 19° Máx. 24°
