
Com quatro meses de antecedência, a Sabesp inaugurou nesta quarta-feira (17) um novo reservatório de água na cidade de Salesópolis, na Região Metropolitana de São Paulo. A entrega, que estava prevista para abril do próximo ano, vai dobrar a oferta de água para os moradores do município, aumentando abastecimento durante a temporada de verão que se inicia neste mês de dezembro.
Com capacidade para armazenar até 500 mil litros de água, o novo reservatório vai operar em conjunto com o equipamento existente, que também tem capacidade de 500 mil litros. Assim, Salesópolis passa a ter uma capacidade para 1 milhão de litros em seus dois reservatórios.
O Governo de São Paulo realizou no ano passado a desestatização da Sabesp, que vai garantir R$ 70 bilhões em investimentos para universalizar o saneamento básico no estado até 2029 — quatro anos antes em relação à meta nacional estabelecida no Marco Legal do Saneamento Básico.
Desde julho de 2024, a Sabesp já investiu, conforme balanços da companhia, cerca de R$ 15 bilhões na ampliação e melhoria da infraestrutura de saneamento das regiões que atende, R$10,4 bi de janeiro a setembro de 2025, aumento de 151% em relação ao aplicado no mesmo período do ano passado.
“São R$ 2,5 milhões de investimentos, 500 mil litros a mais de água que a gente entrega em Salesópolis, e quatro meses antes do previsto. Isso é fruto do novo contrato que a gente fez com a privatização da Sabesp, que trouxe mais agilidade, mais eficiencia e mais qualidade ao serviço. Quem ganha são as pessoas, que vão ter mais segurança hídrica com uma obra tão importante, esperada pela população do município há mais de 30 anos”, disse a secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
NOVO RESERVATÓRIO
Os reservatórios são estruturas muito importantes para o abastecimento de uma cidade. Funcionam como caixas-d’água regionais, estocando água para os horários de pico de consumo, especialmente nos dias mais quentes. Nos momentos em que a demanda fica alta, os reservatórios cumprem esse papel fundamental de atender à população.
O novo reservatório em Salesópolis vai também permitir a reforma do equipamento existente, após o verão. Essa segunda fase está prevista para iniciar em março de 2026 e tem previsão de término em julho do ano que vem. Enquanto isso, o novo reservatório seguirá atendendo aos moradores e turistas nos dias mais frios de outono e inverno. O investimento total da Sabesp é de R$ 2,5 milhões.

O Prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes, comemorou a chegada do novo reservatório, uma demanda antiga da região. “Depois de 30 anos, a gente conseguiu em uma conversa franca, ágil e rápida, um novo reservatório para a cidade”, disse.
São Paulo Conheça DOM, o cachorro-robô que ‘fareja’ perigos e amplia segurança em obras de saneamento em SP
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira
São Paulo Almoço nas férias: cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP termina nesta sexta (26)
São Paulo Operação da Polícia e MP desmantela esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa por meio de empresa de ônibus
Desenvolviment... Comércio de Minas Gerais com outros estados soma R$ 1,4 trilhão em 2025 e registra superávit recorde de R$ 27,1 bilhões
São Paulo Antes de ultrapassar o patamar de R$ 15 bi, investimentos em saneamento ficaram uma década abaixo de R$ 7 bi em São Paulo
São Paulo Rodovia de SP que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira recebe mais de R$ 260 milhões em modernização
São Paulo Governo de SP cria campanha para proteger futuro de crianças e adolescentes
São Paulo Cidades de SP registram em um dia volume de chuva esperado para o mês todo; Defesa Civil alerta para continuidade do tempo instável Mín. 18° Máx. 22°
