
O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (18), a liberação de R$ 32 milhões para a recuperação emergencial de municípios afetados pelas fortes chuvas registradas entre sábado (13) e segunda-feira (15). O anúncio foi feito durante reunião presencial realizada no Palácio dos Bandeirantes, que reuniu 24 prefeitos e representantes municipais, além do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, e diretores da Defesa Civil do Estado.
O encontro deu continuidade à primeira reunião virtual realizada no último dia 15, quando foi solicitado aos municípios um levantamento detalhado dos danos causados pelos temporais. “Na reunião anterior foi pedido um levantamento e hoje estamos aqui para atender e dar suporte técnico para resolver o que decorre das chuvas”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, destacando que o Estado atua de forma integrada para acelerar as ações de resposta e recuperação.
Nesta nova etapa, as equipes estaduais e municipais avançaram na análise preliminar dos danos estruturais e no início do plano de trabalho voltado à reconstrução das áreas atingidas, com foco na retomada da normalidade e na redução de riscos futuros. As chuvas mais intensas atingiram principalmente as regiões central, oeste e noroeste paulista, com acumulados que superaram os 150 milímetros em curto período.
Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o apoio do Estado ocorre em diferentes frentes. “Foi um pedido do governador. Já estamos apoiando com ajuda humanitária juntamente com o Fundo Social e agora esse apoio se estende aos serviços de recuperação”, ressaltou o coronel Henguel Ricardo Pereira.
Entre os municípios impactados estão Araçatuba, Avaré, Barretos, Barrinha, Bauru, Capivari, Garça, Guaíra, Iepê, João Ramalho, Martinópolis, Monte Castelo, Monte Mor, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Panorama, Piquerobi, Presidente Prudente, Rafard, Rubinéia, São João do Pau D’Alho, Severínia, Teodoro Sampaio e Valparaíso.
O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta, destacou a importância do planejamento integrado entre Estado e municípios. “Estamos falando de propostas de curto e médio prazo para enfrentar uma situação de longo prazo. Cada decisão tomada agora refletirá um passo à frente”, pontuou.
Desde o início das ocorrências, a Defesa Civil do Estado atua de forma contínua no apoio aos municípios, com agentes em campo, monitoramento das áreas de risco, atendimento às ocorrências e suporte técnico às prefeituras. Em conjunto com o Fundo Social de São Paulo, também foi enviada ajuda humanitária às famílias atingidas, além do acompanhamento técnico para a recuperação das áreas danificadas.
São Paulo Conheça DOM, o cachorro-robô que ‘fareja’ perigos e amplia segurança em obras de saneamento em SP
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira
São Paulo Almoço nas férias: cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP termina nesta sexta (26)
São Paulo Operação da Polícia e MP desmantela esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa por meio de empresa de ônibus
Desenvolviment... Comércio de Minas Gerais com outros estados soma R$ 1,4 trilhão em 2025 e registra superávit recorde de R$ 27,1 bilhões
São Paulo Antes de ultrapassar o patamar de R$ 15 bi, investimentos em saneamento ficaram uma década abaixo de R$ 7 bi em São Paulo
São Paulo Rodovia de SP que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira recebe mais de R$ 260 milhões em modernização
São Paulo Governo de SP cria campanha para proteger futuro de crianças e adolescentes
São Paulo Cidades de SP registram em um dia volume de chuva esperado para o mês todo; Defesa Civil alerta para continuidade do tempo instável Mín. 18° Máx. 22°
