
Dezembro é, tradicionalmente, o mês em que os happy hours se multiplicam. Entre confraternizações corporativas, reencontros com amigos e encontros improvisados para “fechar o ano”, a rotina alimentar costuma ser deixada de lado, e os excessos se tornam frequentes. Mesmo com o clima festivo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforça a importância de redobrar a atenção com a alimentação e o consumo de bebidas para evitar complicações de saúde.
Para Márjorie Piedade, médica da rede estadual de saúde, esse período favorece mudanças bruscas de comportamento que podem ser prejudiciais. Entre elas, destaca-se o hábito de pular refeições ao longo do dia para “compensar” o encontro noturno. “Essa prática provoca oscilações glicêmicas, aumenta a fome e, como consequência, leva a exageros alimentares”, explica a especialista.
Segundo a médica, outro erro comum é chegar direto do trabalho, cansado e em jejum, e já iniciar o consumo de álcool. “Beber em jejum acelera a absorção alcoólica e pode causar tontura, mal-estar, queda de pressão e até intoxicação precoce”, alerta.
A combinação de calor, cansaço acumulado e hidratação insuficiente também amplia o risco de mal-estar, especialmente entre pessoas com doenças crônicas, que tendem a apresentar sintomas mais intensos.
É importante interromper o consumo e hidratar-se ao perceber sinais como:
Algumas condições demandam atenção especial nos eventos de fim de ano:
Diabetes: variações alimentares e longos períodos sem comer podem desestabilizar a glicemia. O álcool também interfere no metabolismo da glicose e aumenta o risco de mal-estar.
Hipertensão: bebidas alcoólicas e alimentos muito salgados, comuns em celebrações, podem elevar a pressão arterial. Hidratação adequada e moderação são essenciais.
Perda de peso: o ambiente festivo traz diversos estímulos. Respeitar limites pessoais e evitar jejum prolongado ajuda a manter o equilíbrio sem comprometer a convivência social.
Independentemente da condição de saúde, algumas recomendações são universais: evitar álcool em jejum, manter boa hidratação e ficar atento aos sinais de desconforto.
“Uma estratégia prática é definir, antes do evento, quais itens realmente valem a pena, seja um prato tradicional, uma sobremesa específica ou uma bebida preferida. Essa escolha consciente evita o consumo automático e preserva o prazer”, orienta.
O que também pode ser adotado para evitar exagero é dar tempo ao corpo para reconhecer a saciedade e fazer pequenas pausas entre as escolhas alimentares. “Manter ingestão regular de água melhora o conforto digestivo, desacelera o consumo alcoólico e favorece a percepção dos limites. São medidas simples, mas eficazes para aproveitar as celebrações com equilíbrio”, finaliza a médica.
São Paulo Conheça DOM, o cachorro-robô que ‘fareja’ perigos e amplia segurança em obras de saneamento em SP
Geral Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta quinta-feira
São Paulo Almoço nas férias: cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP termina nesta sexta (26)
São Paulo Operação da Polícia e MP desmantela esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa por meio de empresa de ônibus
Desenvolviment... Comércio de Minas Gerais com outros estados soma R$ 1,4 trilhão em 2025 e registra superávit recorde de R$ 27,1 bilhões
São Paulo Antes de ultrapassar o patamar de R$ 15 bi, investimentos em saneamento ficaram uma década abaixo de R$ 7 bi em São Paulo
São Paulo Rodovia de SP que liga a Baixada Santista ao Vale do Ribeira recebe mais de R$ 260 milhões em modernização
São Paulo Governo de SP cria campanha para proteger futuro de crianças e adolescentes
São Paulo Cidades de SP registram em um dia volume de chuva esperado para o mês todo; Defesa Civil alerta para continuidade do tempo instável Mín. 18° Máx. 22°
