
O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , publicou, neste sábado (20/12), o edital de licitação para a implantação, gestão, operação e manutenção de uma ponte que vai ligar os municípios de Cássia e Delfinópolis, no reservatório da usina hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes, no Sul do estado.
Com 1.280 metros de extensão, a ponte vai encerrar décadas de isolamento entre as cidades e facilitar o deslocamento diário de cerca de 780 veículos, mais da metade do fluxo atual das travessias da região. O contrato de concessão terá prazo de 30 anos, com investimentos estimados em R$ 221,4 milhões.
O projeto foi estruturado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e conta com a participação da Eletrobras, atual proprietária das balsas e responsável pela manutenção desse serviço.
Além de promover a integração entre Delfinópolis e Cássia, a ponte é estratégica para o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e comércio, e para o fortalecimento do turismo rural e ecológico.
“Essa obra vai transformar a realidade dos moradores da região ao garantir uma ligação rodoviária direta entre Cássia e Delfinópolis, reduzindo o tempo de travessia e ampliando o acesso a serviços, oportunidades e ao desenvolvimento regional”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Consulta pública
Ao longo deste ano, foram finalizados e divulgados os estudos e a modelagem do lote, que também recebeu contribuições da população por meio de consulta pública até o dia 9/11.
A Seinfra promoveu ainda duas audiências públicas para ampliar o diálogo com a sociedade: uma presencial, em Delfinópolis, no dia 24/10, e outra virtual, transmitida pelo canal oficial da secretaria no Youtube, em 22/10. A previsão é que o leilão seja realizado no primeiro trimestre de 2026.
Espírito Santo Governo do Estado inaugura nova sede da Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra
São Paulo Escolas podem participar de projetos educativos de ciências da Terra e do Universo em parceria com a USP em 2026
São Paulo Luzes que encantam: Marília e Presidente Prudente acendem a magia do Natal no interior de SP Mín. 20° Máx. 28°
