
A temporada mais iluminada do ano se aproxima. Entre o clima do Natal e a energia do Réveillon, 13 municípios das regiões de Marília e Presidente Prudente preparam uma programação repleta de festividades.
“O Natal é uma das épocas mais bonitas do ano. Com decorações especiais, luzes, atrações culturais e atividades para toda a família, os destinos paulistas estão prontos para receber, de braços abertos, as famílias”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Tupã
A cerca de 515 quilômetros da capital, Tupã prepara o “Natal de Luz” na Praça da Bandeira, com show gospel, apresentações natalinas, Casa do Papai Noel e festa para crianças nas localidades de Varpa, Parnaso e Universo. As atrações são gratuitas e ocorrem de 5 a 23 de dezembro.
Assis
Logo na entrada da cidade, visitantes são recebidos por uma grande árvore iluminada ao lado da estátua de São Francisco de Assis. O festival “Vozes e Luzes de Natal” acontece de 8 de dezembro a 6 de janeiro, com atrações gratuitas. Na virada do ano, haverá show gospel.
Assis pertence à Região Administrativa de Marília e fica a 430 quilômetros da capital.
Ipaussu
Às margens do Rio Paranapanema, Ipaussu, a 360 quilômetros de São Paulo, recebe o “Natal das Luzes de Ipaussu”, de 28 de novembro a 14 de janeiro, com peças de teatro, shows musicais, espaço gastronômico e desfile de Natal na Praça Dr. Raphael. Todas as atrações são gratuitas.
Maracaí
A 470 quilômetros da capital, Maracaí realiza a “Semana do Natal”, de 15 a 19 de dezembro, com Carreta Natalina, chegada do Papai Noel e feira gastronômica. No dia 31, acontece o show da virada na Praça da Matriz.
A cidade também mantém viva a tradicional Festa de Folia de Reis, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, com danças, rezas e encenações conduzidas pela Companhia Família Santo Reis.
Pedrinhas Paulista
Com arquitetura charmosa e clima acolhedor, Pedrinhas Paulista, a 480 quilômetros da capital, realiza o “Natal Iluminado” de 1º de dezembro a 6 de janeiro, com cantatas, decoração especial, atividades culturais e a presença do Papai Noel. O show da virada contará com a tradicional queima de fogos.
Santa Cruz do Rio Pardo
O “Natal das Luzes 2025” acontece de 4 a 30 de dezembro, com ruas e avenidas decoradas e a Praça do Jardim totalmente ornamentada. A programação inclui parada natalina, fanfarra, cantata, área gastronômica e outras atrações gratuitas durante todo o mês.
Timburi
O “Natal Espetacular” ocorre de 13 de dezembro a 7 de janeiro, com desfile de Natal, coral das escolas municipais e iluminação nos principais pontos da cidade. A virada terá corrida de rua, shows e queima de fogos.
Vera Cruz
Próxima a Marília, Vera Cruz realiza a “Chegada do Papai Noel”, de 19 de dezembro a 7 de janeiro, na Praça da Igreja Matriz, que recebe decoração especial para fotos e visitação.
Lucélia
A 560 quilômetros da capital, Lucélia promove o “Natal Luz” de 21 de novembro a 20 de dezembro, com apresentações culturais, feira de artesanato, shows de bandas locais, artes circenses e desfile da chegada do Papai Noel pela avenida principal.
Martinópolis
Também próxima a Presidente Prudente, Martinópolis realiza o “Natal Iluminado” de 7 de dezembro a 1º de janeiro, com festival de luzes, chegada do Papai Noel, atrações culturais e show da virada.
Rancharia
Rancharia promove o festival “Um Doce de Natal”, com show de mágica, iluminação nas avenidas e praças, peças de teatro e chegada do Papai Noel na Praça da Matriz.
A partir de 27 de dezembro, o “Viva Verão”, no Balneário Municipal, traz shows aéreos, brinquedos e apresentações musicais, incluindo tributo a Marília Mendonça. O Réveillon também ocorre no local, com queima de fogos.
Santo Expedito
Conhecida como “Capital da Fé”, Santo Expedito, a 650 quilômetros da capital, realiza o “Natal Iluminado” de 27 de novembro a 19 de dezembro, com iluminação especial, shows natalinos e presença do Papai Noel. A virada do ano terá shows e fogos de baixo ruído, com destaque para os efeitos luminosos.
Teodoro Sampaio
Pertencente à região de Presidente Prudente, Teodoro Sampaio realiza o “Natal Iluminado” de 5 de dezembro a 17 de janeiro, com Praça Natalina, Casa do Papai Noel, distribuição de doces e apresentação do Coral Municipal na sacada da Prefeitura. Todas as atrações são gratuitas.
Espírito Santo Governo do Estado inaugura nova sede da Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra
São Paulo Escolas podem participar de projetos educativos de ciências da Terra e do Universo em parceria com a USP em 2026
São Paulo Sistema de previsão de enchentes desenvolvido na Faculdade de Ciências de Bauru vai ajudar no monitoramento de riscos Mín. 20° Máx. 28°
