
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reativou 8.015 leitos hospitalares nos últimos três anos, reforçando a capacidade assistencial da rede pública e ampliando o acesso a cirurgias, internações e atendimento hospitalar. Desse total, 65,7%, o que corresponde a 5.108 leitos, estão no interior, resultado de uma estratégia que combina regionalização da saúde e novos modelos de financiamento.
A região de São José do Rio Preto lidera a expansão, com 956 leitos reativados, o maior número entre os departamentos regionais de saúde do interior. O avanço representa 45 mil internações a mais no período, consolidando a região como referência na ampliação da oferta hospitalar.
“Cada leito novo ou reativado significa menos espera e mais acesso para quem precisa de cirurgia ou internação. Essa é uma resposta concreta para reduzir filas e melhorar a assistência no SUS Paulista”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Conforme diagnóstico feito em 2023 pela Pasta, cerca de oito mil leitos cadastrados estavam desativados no Estado. A partir da reativação de áreas e da reorganização da capacidade instalada, a rede registrou um aumento de quase 20% nas internações, com 380 mil novos registros. O movimento contribui para reduzir filas e ampliar a oferta assistencial.

A reativação só foi possível graças à Tabela SUS Paulista, iniciativa inédita que complementa os valores pagos pelo Ministério da Saúde, permitindo que hospitais filantrópicos recebam até cinco vezes mais pelos procedimentos, e ao programa de Regionalização da Saúde, que otimiza recursos e melhora o acesso da população ao atendimento mais próximo de casa.
Criada pela atual gestão, a Tabela SUS Paulista complementa os repasses federais e permite que hospitais filantrópicos recebam valores superiores pelos procedimentos realizados. Até setembro deste ano, cerca de R$ 7,8 bilhões foram destinados às santas casas e entidades parceiras do SUS.
Em agosto, o governador Tarcísio de Freitas ampliou o alcance do programa para hospitais municipais, medida que contemplará mais de 100 unidades em cerca de 70 cidades.
Dados da SES mostram que os resultados da Tabela SUS Paulista equivalem, na prática, à oferta de 4,7 mil leitos SUS adicionais distribuídos pela rede, garantindo atendimento contínuo.
Distribuição dos leitos novos ou reativados por região:
São Paulo Turismo de SP projeta temporada de verão histórica
Infraestrutura Gasmig reforça papel estratégico na transição energética de Minas Gerais
São Paulo Região metropolitana de SP lidera expansão com 2,9 mil leitos novos e reativados
Gestão Com eficiência no gasto e modernização da gestão, Governo de Minas incrementa investimentos na melhoria dos serviços públicos em 2025
São Paulo Obras do Centro Paula Souza totalizam R$ 275,3 milhões entre 2023 e 2025
São Paulo SP Mobile recupera quase 16 mil celulares e devolve mais de 5 mil a vítimas em 2025
São Paulo Conheça orientações para pessoas com TEA durante as festas de final de ano
Espírito Santo Estudo do IJSN aponta queda nos nascimentos e mudanças no perfil demográfico do Espírito Santo
São Paulo Rodoanel Norte tem primeiro trecho liberado ao tráfego; veja como a obra vai mudar a logística de SP Mín. 20° Máx. 33°
