
Um esquema de lavagem de dinheiro da organização criminosa Comando Vermelho foi desmontado nesta terça-feira (23), em operação conjunta da Polícia Civil do Rio de Janeiro e a do Amazonas.
Em nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que os agentes apreenderam R$ 1,7 milhão em espécie, no município de Manacapuru, na região metropolitana de Manaus.
A apreensão envolveu troca de informações entre as corporações, um trabalho de inteligência que permitiu o flagrante no momento em que o dinheiro seria sacado de uma agência bancária, por um representante da facção. O montante seria usado para financiar a logística do grupo criminoso.
De acordo com a Polícia Civil do Rio, o Comando Vermelho utilizava empresas de fachada para lavar dinheiro de atividades ilícitas no Amazonas. A Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), que coordenou a operação, identificou que a facção fazia transferências fracionadas para laranjas, "com o objetivo de ocultar e dissimular a origem dos ilícitos", disse, em nota à imprensa.
As investigações serão estendidas para identificar e prender outras pessoas envolvidas no esquema de lavagem de dinheiro. Em outras diligências, a polícia já tinha identificado ramificações do Comando Vermelho no Amazonas. Na Operação Contenção , realizada em outubro pelas polícias do Rio de Janeiro para conter a expansão da organização, foram assassinados vários chefes do tráfico de Manaus, segundo o governo. Entre eles, Chico Rato e Gringo.
Geral Tornado destelha escola e residências no Rio Grande do Sul
São Paulo Monitoramento com IA reforça segurança no Rodoanel Norte; veja como funciona
São Paulo Rede pública de SP terá IA para digitalizar redações de alunos e agilizar correções
São Paulo Governo de SP convoca 37 novos pesquisadores científicos para escolha de vagas
São Paulo Turismo de SP projeta temporada de verão histórica
Infraestrutura Gasmig reforça papel estratégico na transição energética de Minas Gerais
São Paulo Interior de SP concentra 65,7% dos leitos reativados no estado; Rio Preto lidera expansão
São Paulo Região metropolitana de SP lidera expansão com 2,9 mil leitos novos e reativados
Gestão Com eficiência no gasto e modernização da gestão, Governo de Minas incrementa investimentos na melhoria dos serviços públicos em 2025 Mín. 20° Máx. 33°
