
O governo do Espírito Santo anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento do edital de licitação para a construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas.
Ele será implantado em Venda Nova do Imigrante e é considerado estratégico para ampliar a conectividade aérea, estimular o turismo e impulsionar a economia da região.
O governador Renato Casagrande destacou os investimentos em infraestrutura do estado e o potencial do aeroporto para o turismo regional.
Segundo ele, a obra marca o início de uma nova etapa que promete gerar empregos, atrair investimentos e fortalecer a economia local.
O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que o aeroporto é resultado de estudos, planejamento e diálogo com a comunidade.
Ele afirmou que o empreendimento tornará a região mais conectada e criará novas oportunidades para o turismo e o desenvolvimento econômico.
O investimento previsto é de até R$ 75,3 milhões, sob o regime de Contratação Integrada, que engloba projeto, licenciamento, obras e homologação em um único contrato.
A sessão pública para recebimento das propostas das empresas interessadas será realizada em 6 de abril, às 10 horas.
O aeroporto terá pista de 1.200 metros de comprimento por 30 metros de largura, taxiway e pátio para receber aeronaves do tipo ATR-42 e helicópteros.
Também serão construídos terminal de passageiros, estacionamento, acesso viário e estruturas de apoio.
Equipamentos de navegação aérea garantirão operações diurnas e noturnas com segurança.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que o projeto é aguardado há anos.
Segundo ele será um marco para a região, aproximando o interior dos grandes centros e fortalecendo o turismo, o agronegócio e a logística.
O prazo estimado inclui até 8 meses para elaboração de projetos e licenciamento, e até 22 meses para execução das obras.
Com a conclusão, a região das Montanhas Capixabas terá uma estrutura estratégica de transporte aéreo.
Isso vai reduzir o tempo de viagem entre o litoral e o interior e servindo também como base de apoio para operações do SAMU, Corpo de Bombeiros e Notaer.
São Paulo Governo de São Paulo mantém maior efetivo policial da história para a virada de ano nas praias paulistas
São Paulo Frequência escolar alcança a melhor marca e 258 mil alunos deixam de faltar às aulas todos os dias na rede estadual de SP
Verão Férias e verão exigem atenção redobrada Mín. 21° Máx. 36°
