
Criado em julho de 2025, o programa CULTSP na Estrada, do Governo do Estado de São Paulo, já alcançou cerca de 80 mil pessoas em diferentes regiões do interior paulista. A iniciativa reúne ações itinerantes de cultura , ciência e formação, com programação gratuita voltada a municípios de diferentes portes e perfis.
Entre os principais eixos está a carreta “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, unidade móvel que recria parte do acervo do museu com nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história. Desde setembro, a carreta percorreu 2.853 quilômetros, atendeu cerca de 23 mil pessoas, quase 10 mil estudantes da rede pública, e passou por 19 municípios.

As Fábricas de Cultura também ampliaram sua atuação itinerante ao longo de 2025, somando mais de mil atividades e mais de 43 mil atendimentos. A programação incluiu oficinas de linguagens artísticas, cursos ligados à economia criativa, práticas tecnológicas com o Caminhão Maker, equipado com impressoras 3D, kits de robótica e óculos de realidade virtual, além de contações de histórias, apresentações teatrais, aulões de dança e shows. As ações passaram por municípios do litoral, da Região Metropolitana e do interior, como Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Barueri, Carapicuíba, Iguape, Eldorado, Miracatu e Ilha Comprida.
Para a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, o CULTSP na Estrada consolida uma mudança na forma de levar políticas culturais aos territórios. “O programa foi pensado para funcionar desde o primeiro dia fora da capital. Em poucos meses, conseguimos estruturar uma presença contínua no interior, com ações que levam ciência, formação e programação cultural para cidades que raramente recebem esse tipo de iniciativa. Não é evento pontual, é política pública em circulação”, afirma.
O CULTSP na Estrada também reúne ações itinerantes dos museus estaduais. A exposição Arte Sacra para Ver e Sentir, do Museu de Arte Sacra, circulou por cidades como Aparecida e Guaratinguetá com réplicas produzidas por impressão 3D. Já o projeto MIS Experience 360 O cinema de Billy Wilder levou uma versão digital da mostra do Museu da Imagem e do Som a municípios como Marília, Jaboticabal, Olímpia, Assis, Votuporanga, Boituva e Botucatu.
São Paulo Rota prende homem acusado de tráfico interestadual de drogas em São Paulo
São Paulo Quadrilha é presa com 2,5 toneladas de fios furtados de Metrô na zona sul de SP
São Paulo Fundo Social de SP reforça parceria com municípios durante Caravana 3D em Ribeirão Preto
São Paulo São Paulo tem a CNH mais barata do Brasil
São Paulo Projeto transforma áreas de estacionamento em novos espaços públicos no complexo do Ibirapuera
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 36 milhões nesta quinta-feira
São Paulo Cardápios especiais e acolhimento: Bom Prato celebra o Dia das Mães em todas as unidades do estado
São Paulo Caravana 3D: Governo de SP entrega obras de ampliação do prédio histórico da Etec de Ribeirão Preto
São Paulo Governo de SP abre 9ª edição da Caravana 3D com entrega de Praça da Cidadania em Ribeirão Preto Mín. 19° Máx. 29°
