
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai implantar neste ano a tecnologia OCR (Optical Character Recognition — reconhecimento óptico de caracteres) como apoio à produção de redações na rede estadual de ensino. A ferramenta permitirá a digitalização de textos manuscritos, convertendo a escrita cursiva dos estudantes em conteúdo digital.
Com o uso do OCR, professores poderão fotografar as redações escritas à mão, e o sistema fará automaticamente a conversão do texto, agilizando o processo de leitura, correção e devolutiva pedagógica. A tecnologia tem como objetivo otimizar o trabalho docente e fortalecer o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
O recurso foi testado em projeto-piloto no segundo semestre de 2025, envolvendo 79,8 mil estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 115 escolas da capital e da região metropolitana. A partir de 2026, a funcionalidade será ampliada para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
As atividades desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual na plataforma Redação Paulista também ganharam destaque internacional. A iniciativa foi apresentada durante a abertura do Microsoft Ignite, principal conferência anual de tecnologia da Microsoft, realizada em novembro.
Na ocasião, Judson Althoff, CEO da Divisão Comercial da Microsoft, exibiu um vídeo que mostrou a rotina pedagógica da Escola Estadual Marechal Carlos Machado Bitencourt, em Guarulhos, e o uso da plataforma Redação Paulista no apoio à produção e à correção de textos nas aulas de língua portuguesa.
A apresentação destacou o uso de assistentes de correção virtual com inteligência artificial, implantados pela Seduc-SP para apoiar o trabalho dos professores e ampliar o número de produções textuais dos estudantes. A experiência da rede paulista foi reconhecida como exemplo de aplicação de tecnologia educacional em larga escala no ensino público.
Geral Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 10 milhões
São Paulo Férias no Museu Catavento: confira ciência, arte e cultura em mais de 35 atividades gratuitas e oficinas
São Paulo Em três anos, SP restaura 34 mil hectares de florestas, área equivalente a 200 parques do Ibirapuera
São Paulo Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em seis cidades do estado de SP
Espírito Santo Seger fortalece governança e leva municípios a zerarem a inadimplência na apresentação das prestações de contas de convênios estaduais em 2025
São Paulo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza entrega mais de mil bolsas entre 2023 e 2025
São Paulo Governo de SP amplia presença global do estado e fortalece exportações em 2025
São Paulo Caminho da Capacitação inicia primeiro ciclo do ano em cinco municípios da região metropolitana de SP
São Paulo PPP Novas Escolas amplia infraestrutura da rede estadual em SP e tem 14 obras acima de 45% de execução Mín. 19° Máx. 29°
