
O Programa Sementes vem ampliando sua presença no Espírito Santo e consolidando resultados expressivos nos primeiros seis meses de aceleração. Desde o lançamento, em julho de 2025, a iniciativa tem se destacado como um importante indutor do empreendedorismo inovador e do desenvolvimento sustentável no Estado, com expansão territorial, impacto social e fortalecimento do ecossistema capixaba de inovação.
Inicialmente previsto para atender nove municípios, o programa superou as metas estabelecidas e alcançou 25 cidades capixabas: Afonso Cláudio, Águia Branca, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
Entre julho e dezembro de 2025, as 50 startups aceleradas pelo Sementes impactaram diretamente mais de 9 mil pessoas, por meio de eventos, mentorias, workshops, palestras e formações. As ações envolveram empreendedores, estudantes, profissionais, representantes do poder público e membros da comunidade, evidenciando o retorno direto do investimento realizado pelo Governo do Estado para a sociedade capixaba.
Outro destaque do programa foi a realização de 440 horas de difusão de conhecimento, com foco na disseminação da cultura empreendedora, no fortalecimento de redes de inovação e na visibilidade das soluções desenvolvidas pelas startups participantes. Essas atividades incluíram workshops, mentorias, formações técnicas e agendas institucionais.
Ao todo, o Sementes contabilizou 225 ações executadas no período, entre eventos, treinamentos, encontros, visitas técnicas e atividades formativas, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de aceleração realizadas de forma descentralizada no Espírito Santo.
Para Paulo Vítor Guerra, CEO do IEBT Innovation, aceleradora responsável pelo programa, os resultados demonstram a força da inovação quando distribuída pelo território. “Os resultados do Sementes mostram a força da inovação quando ela é distribuída pelo território e conectada a uma metodologia sólida e evidencia que o Espírito Santo está construindo um ecossistema cada vez mais robusto e preparado para gerar desenvolvimento. Para o IEBT, é uma honra conduzir essa jornada ao lado da Secti, transformando potencial em resultados concretos e fortalecendo a próxima geração de negócios de base tecnológica no Estado”, afirmou.
A coordenadora do programa, Jamylly Caran, destacou o protagonismo das startups ao longo do processo de aceleração. Segundo ela, o engajamento das participantes foi um dos principais diferenciais do Sementes, ao levar soluções aos municípios, dialogar com a sociedade e contribuir para a construção de um ecossistema mais colaborativo e inovador.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforçou o papel do Governo do Estado na consolidação dos resultados. “O Sementes é a prova de que quando o Estado investe de forma estratégica em inovação, os resultados chegam à ponta, movimentam a economia, geram oportunidades e impactam positivamente a vida das pessoas. Esses números reforçam nosso compromisso com a continuidade dos investimentos em ciência, tecnologia e empreendedorismo como instrumentos de desenvolvimento para todo o Espírito Santo”, destacou.
O Programa Sementes é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), voltada à aceleração de 50 startups. A iniciativa oferece subvenção de R$ 100 mil, além de capacitações, mentorias, conexões estratégicas e ações de difusão da cultura empreendedora, com foco na inovação, no desenvolvimento regional e na transformação de ideias em negócios sustentáveis.
São Paulo CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 10 e 11 de janeiro
São Paulo Radar Anticorrupção: pesquisa do Governo de SP mostra os valores mais importantes dos agentes públicos
São Paulo Volta às aulas: Ipem-SP orienta sobre os riscos da compra de artigo escolar sem certificação
São Paulo IPVA 2026: veja como pagar o imposto no estado de São Paulo
São Paulo Defesa Civil alerta para aproximação de frente fria e chuva isolada no estado de SP no fim de semana
São Paulo Carreta do Museu Catavento percorre interior de SP nas férias levando ciência e cultura
São Paulo Com obras em oito linhas de metrô e trem, Governo de SP viabiliza expansão inédita do transporte sob trilhos
São Paulo SP cria 36% do total de vagas de emprego em novembro, o equivalente a mais de mil vagas por dia
São Paulo Parques estaduais urbanos de SP têm programação gratuita de férias para toda a família Mín. 20° Máx. 31°
