
Bertioga viveu, neste sábado (10), um dia marcado por esporte, mobilização social e educação ambiental com a realização do Verão no Clima 2025/2026. Logo às 7h, a orla recebeu a etapa local do circuito gratuito de corridas, reunindo atletas amadores e profissionais em um percurso à beira-mar que atraiu moradores e turistas.
Na sequência, o mutirão de limpeza da praia mobilizou voluntários de todas as idades. Grupos de famílias, visitantes e instituições locais se uniram para recolher resíduos e reforçar a conscientização sobre o descarte adequado e a preservação do litoral.
“Todos os anos vamos para as praias reforçar a importância do descarte correto dos resíduos e de aproveitar o verão sem poluir, cuidando das nossas praias e da biodiversidade. Levar o Verão no Clima para Bertioga amplia esse diálogo com moradores e turistas e fortalece a cultura da preservação no litoral paulista”, destaca Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), que participou do mutirão em Bertioga.
LEIA MAIS: Governo de SP visita obras que ampliam abastecimento de água na Baixada Santista
A praia também se transformou em um grande espaço de educação ambiental, com atividades que seguiram durante a tarde. O público participou de oficinas de confecção de sacolas reutilizáveis, da “corridinha do reaproveitamento”, de jogos interativos, do tabuleiro gigante e das ações da Circular Brain voltadas ao descarte responsável de lixo eletrônico.
A Unidade Móvel Educacional da Neoenergia atraiu muitos visitantes com demonstrações práticas sobre energia limpa, eficiência energética e consumo consciente. As tendas das organizações Transformar, Amolb (Associação dos Monitores Ambientais do Litoral da Baixada Santista) e Greenpeace Bertioga apresentaram projetos e iniciativas de preservação ambiental desenvolvidos na cidade e na região, ampliando a troca de conhecimento com o público.

A Tenda do Governo do Estado de São Paulo funciona durante todo o dia como ponto de orientação sobre políticas públicas ambientais, programas estaduais e ações de conservação do litoral.
LEIA MAIS: Entenda como os níveis dos reservatórios impactam no abastecimento de água em São Paulo
A programação também contou com apresentações musicais de Cristiane Caldeira & Alê e do grupo Massaroca da Massa, que animaram os visitantes e deram ritmo às atividades culturais da edição de Bertioga.
O Verão no Clima é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com apoio da Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP), Circular Brain e Prefeitura de Bertioga. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Após Bertioga, o Verão no Clima segue em janeiro para Ilha Comprida, Praia Grande, Ubatuba, Santos e Guarujá. Mais informações e datas podem ser conferidas no Instagram do evento: @veraonoclima.
São Paulo Melhora de desempenho no Saresp vem acompanhada de taxa recorde de frequência escolar de 91,1%
São Paulo Governo de SP vai restaurar 17 imóveis tombados na região do Novo Centro Administrativo
São Paulo Polícia Civil de SP impede fuga e prende três após roubo a residência na zona sul da capital
Geral Enel constata gás no buraco aberto por explosão na rua da Consolação
São Paulo Licenciamento no estado de SP ultrapassa 4,4 milhões de veículos em 2026
São Paulo Estação Tatuapé da CPTM recebe atividades de conscientização no Dia Mundial da Obesidade
São Paulo Com mais aulas de português, escolas de SP avançam no Saresp e maior quantidade de alunos chega ao nível avançado
São Paulo Governo de SP começa a elaborar o Plano Estadual de Mineração 2050
São Paulo SXSW: Amy Webb retorna à SP House para discutir como liderar em um mundo em transformação Mín. 19° Máx. 29°
