
Uma ferramenta digital está agilizando a solução de problemas e tornando a população fiscal dos serviços de água e esgoto em São Paulo. O aplicativo adotado pela Sabesp recebe fotos e imagens de locais que precisam de intervenção e remunera os usuários do app por isso.
O Wily já tem 38 mil usuários na Região Metropolitana de São Paulo e do litoral paulista. Desde fevereiro de 2025, as recompensas financeiras aos moradores já somam mais de R$ 1,5 milhão, com os usuários realizando, em média, 6 mil vistorias mensais. O sistema reduz drasticamente o tempo de análise de um chamado feito para um problema de vazamento, por exemplo.
Segundo a companhia, após a realização da vistoria digital e o recebimento das informações pela Sabesp, o atendimento é feito, em média, em 18 minutos. As imagens enviadas também ajudam na escolha quase imediata das equipes e maquinários necessários para o reparo.
A utilização do Wily foi reforçada neste verão com a campanha “Seja Fiscal da Praia” em cidades do litoral. “A população será aliada da Sabesp para que as melhorias e reparos sejam feitos com ainda mais agilidade e assertividade, uma vez que teremos rápido acesso ao conteúdo enviado” explica Olívia Mendonça, Diretora das Superintendências da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “De maneira indireta, a campanha é uma forma de envolver os moradores para que zelem pelo município e auxiliem no bom funcionamento dos sistemas de água e esgoto”, completa.
O Wily funciona de forma simples: após o cadastro no aplicativo, o usuário recebe orientações rápidas por meio de vídeos e tutoriais. Em seguida, ele pode ser acionado para realizar vistorias próximas a sua residência, registrando imagens e vídeos de situações como vazamentos, ligações irregulares e reparos no asfalto ou na calçada após manutenções nas redes de água e esgoto.
Esse sistema reduz drasticamente o tempo de análise de um chamado feito por clientes para um problema de vazamento, por exemplo. As imagens enviadas também ajudam na escolha quase imediata das equipes e maquinários necessários para o reparo.
A plataforma conta com uma funcionalidade central: o uso de Inteligência Artificial para análise e classificação automática das imagens enviadas pelos usuários. O sistema permite que a Sabesp identifique e priorize rapidamente as ocorrências, reduzindo o tempo de resposta e ampliando a eficiência das equipes em campo.
São Paulo Centro de Integração da Cidadania fará seleção para 100 vagas de emprego na área de teleatendimento
São Paulo Governo de SP entrega novo prédio da Delegacia de Defesa da Mulher em Mogi das Cruzes
São Paulo Veja 6 dicas de passeios para aproveitar as férias utilizando as linhas dos transportes metropolitanos de SP
São Paulo 9 em cada 10 mortes por afogamento ocorrem por correntes de retorno, alerta Corpo de Bombeiros
São Paulo IPVA 2026: pagamento com desconto ou da 1ª parcela de veículos com placa final 4 termina nesta quinta (15)
São Paulo Exames psicológico e médico para CNH ficam mais baratos em São Paulo Mín. 20° Máx. 32°
