
Uma pesquisa desenvolvida por cientistas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e da Universidade do Texas A&M (EUA) propõe uma alternativa para combater uma superbactéria hospitalar. O estudo mostrou que a combinação de terapia fotodinâmica — que usa luz e corantes especiais — com antibióticos tradicionais potencializa o efeito e pode reduzir a necessidade de doses elevadas dos medicamentos.
A pesquisa teve como alvo a Klebsiella pneumoniae, bactéria comum em infecções hospitalares graves, especialmente em pacientes com pneumonia associada à ventilação mecânica. Altamente resistente a diversos antibióticos, essa bactéria é uma das principais causas de mortes por infecção hospitalar em todo o mundo.
Koteswara Rao Yerra e Vanderlei Salvador Bagnato, autores do estudo, testaram o uso de dois corantes — azul de metileno e fotoditazina — ativados por luz vermelha de LED. Essa técnica, chamada terapia fotodinâmica antimicrobiana, gera moléculas reativas de oxigênio que danificam as células bacterianas. O trabalhou analisou as substâncias isoladamente e em combinação com os antibióticos ciprofloxacina, gentamicina e ceftriaxona. No entanto, o tratamento combinado inibiu o crescimento bacteriano em maior extensão do que os componentes individuais, permitindo o uso de concentrações reduzidas de antibióticos e doses menores dos fotossensibilizadores.
De acordo com o estudo, a associação da luz com o azul de metileno foi a mais eficaz, resultando em uma redução de até seis vezes na carga bacteriana em comparação ao uso isolado dos medicamentos. Da mesma forma, o azul de metileno demonstrou potente sinergia com todos os antibióticos testados, alcançando uma redução logarítmica significativa na contagem bacteriana e chegando à completa erradicação da K. pneumoniae após 18 horas quando combinado com a ciprofloxacina.
“A luz age como uma espécie de ‘abridor de caminho’, tornando as bactérias mais vulneráveis aos antibióticos”, explicam os cientistas. “Nosso estudo indica que o pré-tratamento de bactérias com a terapia fotodinâmica as torna mais suscetíveis a antibióticos e pode servir como uma alternativa para o tratamento de infecções localizadas causadas por bactérias resistentes”, informam no artigo.
Além de aumentar a eficiência dos tratamentos, a técnica pode diminuir a dose necessária de antibióticos, o que reduziria efeitos colaterais e ajudaria a conter o avanço da resistência bacteriana — classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais ameaças globais à saúde pública e ao desenvolvimento.
As chamadas superbactérias são microrganismos que desenvolveram resistência a vários tipos de antibióticos, tornando o tratamento de infecções muito mais difícil. Essa resistência surge, em grande parte, pelo uso incorreto ou excessivo de antibióticos — como quando são tomados sem prescrição médica, interrompidos antes do tempo indicado ou usados para tratar doenças virais, como gripes e resfriados.
Nos hospitais, o problema pode se agravar em pacientes já debilitados e que precisam de procedimentos invasivos, como cateteres, sondas e ventilação mecânica, servindo como porta de entrada para esses microrganismos. Ambientes hospitalares com limpeza inadequada e falhas no controle de infecções também favorecem a disseminação das superbactérias.
A prevenção é a principal forma de combate às superbactérias. Isso inclui medidas simples e eficazes, como:
Os pesquisadores acreditam que a combinação entre luz e antibióticos poderá ser aplicada, futuramente, em infecções localizadas, como feridas, úlceras e infecções respiratórias. Por já empregar substâncias e equipamentos usados em ambiente clínico, a proposta tem potencial para chegar rapidamente à prática médica.
“Trata-se de uma forma inteligente de reaproveitar tecnologias seguras e conhecidas para enfrentar um dos maiores desafios da saúde pública”, destaca Vanderlei Bagnato. O estudo, publicado na revista Antibiotics, reforça a importância da inovação no uso de terapias combinadas e aponta um caminho para tratamentos mais eficazes e menos dependentes de antibióticos potentes.
Gestão Semana de Inovação de Minas Gerais aponta foco no usuário como tendência da transformação digital
São Paulo Educação garante a liderança de São Paulo no ranking de competitividade entre estados
São Paulo Polícia Civil prende líder ‘gangue das bikes’ durante operação contra roubo de celulares no centro de São Paulo
São Paulo Produtores devem atualizar seus rebanhos no sistema GEDAVE até segunda-feira (11)
São Paulo Polícia Militar apreende 480 kg de cocaína em caminhonete que seguia para o Porto de Santos
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual em Jundiaí
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual na Baixada Santista
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual no ABC
São Paulo PM impede roubo a farmácia e apreende dois adolescentes na zona sul de SP Mín. 18° Máx. 28°
