
Educadores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que querem ter a chance de concorrer a uma vaga de professor monitor para acompanhar o estudante premiado no Concurso de Contos, na Università per Stranieri di Siena (Unistrasi), localizada na região da Toscana, na Itália, podem fazer sua inscrição pela internet até 10 de fevereiro. O resultado será divulgado a partir do dia 11, com posterior convocação para entrevista.
O Centro Paula Souza, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), lançou o edital, disponível no site , com todas as informações sobre o processo seletivo. O documento traz os requisitos necessários do educador, como por exemplo, ter contrato por prazo indeterminado; proficiência mínima C1 em língua italiana, comprovada por certificado reconhecido; e dispor de tempo para acompanhar o jovem durante todo o período da mobilidade.
No período de 3 a 28 de agosto, o professor selecionado fará um curso de formação docente de duas semanas, além do acompanhamento de curso de italiano com a mesma duração na Unistrasi. Ele terá direito a passagens aéreas de ida e volta; alojamento universitário em Siena; ajuda de custo aproximada de 800 euros; e seguro saúde e de viagem.
Caberá ao educador, entre outras atribuições, acompanhar todas as etapas do processo de mobilidade internacional do estudante, do período pré ao pós-embarque; atuar como elo institucional entre o jovem, seus responsáveis legais e a instituição de ensino internacional; acompanhar e incentivar a frequência do aluno às aulas e às atividades culturais, estimulando sua participação em ações que favoreçam o aproveitamento da experiência internacional.
Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o email mobilidade.arinter@cps.sp.gov.br .
Aluno premiado
Promovido pelo Instituto Cultural Ítalo-brasileiro (ICIB) e o Centro Paula Souza (CPS), o concurso de Conto em Italiano é destinado aos estudantes da primeira e segunda série do Ensino Médio das Etecs, que oferecem o curso de Língua e Cultura Italiana. O vencedor da edição 2025 foi o aluno do Ensino Médio com ênfase em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ravi Tressi Ouro Preto Sixel , da Escola Técnica Guaracy Silveira, localizada no bairro de Pinheiros, na Capital.
São Paulo Polícia Civil prende líder ‘gangue das bikes’ durante operação contra roubo de celulares no centro de São Paulo
São Paulo Produtores devem atualizar seus rebanhos no sistema GEDAVE até segunda-feira (11)
São Paulo Polícia Militar apreende 480 kg de cocaína em caminhonete que seguia para o Porto de Santos
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual em Jundiaí
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual na Baixada Santista
São Paulo Governo de São Paulo abre cadastro para profissionais interessados em dar aula na rede estadual no ABC
São Paulo PM impede roubo a farmácia e apreende dois adolescentes na zona sul de SP
São Paulo Secretário Guilherme Afif Domingos conta detalhes e bastidores do projeto do Novo Centro Administrativo do Governo de SP
São Paulo Polícia Militar intercepta avião com pasta base de cocaína e fuzis no interior de São Paulo Mín. 18° Máx. 28°
