
A passagem da carreta do programa Caminho da Capacitação, do Fundo Social de São Paulo, por Poá, na Grande São Paulo, ampliou as perspectivas de qualificação profissional para moradores do município no início deste ano. Integrante do 14º ciclo da iniciativa, que contemplou 14 cidades da região, Dayane dos Santos, de 26 anos, concluiu o curso de banho e tosa e deu os primeiros passos para construir uma carreira na área, com o objetivo de, no futuro, abrir o próprio pet shop.
Moradora da cidade, Dayane soube da abertura das vagas por meio das redes sociais da prefeitura e decidiu se inscrever assim que identificou a oportunidade. O interesse pelo curso já existia havia algum tempo, e a chegada do programa ao município representou a chance de transformar a afinidade com os animais em um projeto profissional. “Eu vi a vaga e já fazia um tempinho eu queria fazer o curso. Eu gosto bastante de pet e aí eu vi como uma oportunidade para fazer agora”, relatou.
A escolha pela capacitação veio acompanhada de um plano claro para o futuro. Para a aluna, o curso marcou o início de uma nova etapa profissional. “Me motivou para começar. Porque futuramente eu quero ter meu próprio pet shop, né? E o curso já é um começo”, afirmou.
Além do conteúdo oferecido, a estrutura da carreta também chamou a atenção da participante, que inicialmente imaginava um espaço menor. “Foi um curso bem legal. O pessoal é bastante atencioso e tem bastante espaço. Por ser uma carreta, quando eu olhei eu imaginei: ‘Nossa, deve ser pequenininha’, mas não é. É bem diferente”, contou.
Com a conclusão da capacitação, Dayane já projeta os próximos passos no mercado de trabalho, com foco na prática e no ganho de experiência profissional. “Arrumar um trabalho e trabalhar para pegar a prática. Pegar a experiência com o que eu aprendi e futuramente abrir o meu próprio pet”, disse.
O sonho de empreender na área tem raízes na infância e está diretamente ligado à história familiar. Mãe de um menino de oito anos com autismo, Dayane destaca que a relação do filho com os animais foi decisiva para a escolha do curso. “Eu tô bem feliz, por já ter começado. Eu já gosto de animais desde a minha infância. Mas eu tenho um menino de oito anos que é autista. E pet pra ele é tudo, né? Ele ama cachorro. Então foi mais por conta dele que eu acabei vindo. Pra seguir o que ele gosta”, relatou.
A história de Dayane se soma às mais de 500 pessoas qualificadas no 14º ciclo do programa, realizado em janeiro deste ano, em 14 municípios da Grande São Paulo.
O Caminho da Capacitação integra o SuperAção SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. Desde o lançamento, o programa já passou por mais de 180 municípios e certificou mais de 8,7 mil pessoas.
Mais informações sobre cronogramas, inscrições e municípios atendidos estão disponíveis no site:
https://www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br/
São Paulo Verão no Clima recolhe 2 toneladas de resíduos das praias de SP; veja próximas etapas
São Paulo Inscrição para alunos especiais dos Programas de Mestrado do Centro Paula Souza começa nesta segunda (9)
São Paulo Polícia Civil prende golpistas por esquema de fraude em show em SP
São Paulo IPVA 2026: Governo de SP retoma calendário de fevereiro na quinta-feira (12); veja datas
São Paulo IPVA 2026: Governo de SP retoma calendário de fevereiro na quinta-feira (12); veja calendário
São Paulo Carnaval 2026: SP Produz valoriza artesanato como fonte de renda
São Paulo Polícia Civil de SP realiza operação contra quadrilha envolvida em roubos a residências na capital
São Paulo Polícia Civil de SP realiza operação contra organização envolvida com exploração sexual de crianças e adolescentes
São Paulo Ipem-SP orienta foliões sobre cuidados na compra de produtos típicos do Carnaval Mín. 21° Máx. 26°
