
Com a chegada do Carnaval, o Procon de Cachoeiro de Itapemirim divulgou uma série de orientações para que os consumidores aproveitem a folia com segurança e sem dor de cabeça. As dicas abrangem desde a compra de pacotes de viagem até a aquisição de ingressos, fantasias e aluguel de imóveis por temporada.
O coordenador executivo do órgão, Ricardo Fonseca, destaca a importância de documentar qualquer problema. “Se houver descumprimento do que foi acordado, o consumidor terá respaldo para registrar reclamação ou denúncia”, orienta.
Na contratação de pacotes turísticos, a recomendação é pesquisar preços, verificar a idoneidade das empresas e exigir contratos detalhados, com informações sobre transporte, hospedagem, refeições, taxas e despesas extras. Já nas excursões, o consumidor deve analisar propostas, referências, número de diárias, atividades, formas de pagamento e condições de desistência.
Em relação à hospedagem, o Procon orienta confirmar a reserva por e-mail, verificar horários de check-in e check-out, além de exigir contrato com todas as condições. Para o aluguel de imóveis por temporada, a dica é priorizar imobiliárias, desconfiar de preços muito baixos, pedir fotos internas e externas e formalizar contrato, mesmo em locações curtas.
Na compra de ingressos e camarotes, o consumidor deve optar por canais oficiais, guardar comprovantes e materiais de divulgação e ficar atento: é proibida a cobrança de taxa de conveniência, tanto em lojas físicas quanto na internet. Também é importante conferir serviços oferecidos, como open bar, atrações e horários.
Na aquisição de fantasias e produtos carnavalescos, o Procon alerta para observar etiquetas, composição dos materiais, prazo de validade, selo do Inmetro e exigir sempre nota fiscal. Alguns itens, como sprays e serpentinas, podem conter resíduos tóxicos e devem ser utilizados corretamente.
O atendimento do Procon acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. O agendamento pode ser feito pelo site https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/ ou pelo telefone (28) 3199-1710.
São Paulo Conselho Universitário da Unesp aprova curso de graduação em língua e cultura chinesas, inédito no Brasil
São Paulo Carnaval 2026 nas regiões de Barretos e São José do Rio Preto tem opções para todos os foliões
São Paulo Violência contra a mulher: Polícia Civil prende 150 agressores em São Paulo Mín. 21° Máx. 30°
