
O estado de São Paulo teve o maior impacto positivo entre todas as unidades da Federação no volume de serviços prestados no Brasil em 2025. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o setor de Serviços teve alta de 2,8% no país no ano passado, São Paulo teve crescimento de 4,2%, exercendo a maior influência sobre o resultado nacional. Os dados mostram que São Paulo responde por 47,88% do volume total de serviços prestados no Brasil.
Na comparação com dezembro de 2024, o estado voltou a apresentar a contribuição positiva mais relevante, com aumento de 4,8%. A média nacional foi de 3,4% no mesmo recorte.
Segundo o IBGE, o resultado positivo do ano foi impulsionado por portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; transporte aéreo de passageiros; rodoviário de cargas; agenciamento de espaços de publicidade; desenvolvimento e licenciamento de softwares; consultoria em tecnologia da informação; tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet; logística de cargas; desenvolvimento de programas de computador sob encomenda; consultoria em gestão empresarial e intermediação de negócios em geral por meio de aplicativos ou de plataformas de e-commerce.
As empresas mais inovadoras, com grande receita, estão sediadas em São Paulo, especialmente nos segmentos de tecnologia da informação, publicidade em mídias sociais, administração de cartões de desconto e programas de fidelidade, além da intermediação de negócios por aplicativos e plataformas de e-commerce.
Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado em dezembro:
No agregado especial da pesquisa que analisa o desempenho das atividades turísticas, São Paulo teve o maior peso positivo no resultado nacional em 2025: 3,9%. Já o país registrou taxa de 4,6%.
No mês de dezembro, o estado registrou avanço de 0,8%. Já no país a taxa ficou em 0,2%.
Esse crescimento, segundo o IBGE, foi impulsionado pelos aumentos de receita obtidos por empresas de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê, serviços de reservas relacionados a hospedagens e hotéis.
O SP na Direção Certa é um programa do Governo de São Paulo que reúne ações voltadas à modernização da máquina pública. São medidas implantadas para dar maior eficiência ao gasto público, com redução de despesas e aumento da arrecadação, gerando maior capacidade de investimento ao Estado.
Com boa logística, mercado consumidor robusto, ambiente de negócios favorável, o Estado incentiva abertura de empresas e geração de empregos.
Em 2025, foram abertas 405 mil novas empresas , um crescimento de 10% em relação a 2024, que registrou 368 mil constituições
Foram geradas 311.228 vagas de emprego com carteira assinada no estado em 2025. São Paulo foi o estado que mais criou oportunidades no ano passado entre todas as Unidades da Federação – o equivalente a 900 vagas por dia. O setor de Serviços foi o que mais gerou vagas formais em 2025 no estado – foram quase 185 mil postos criados (60% do total).
Espírito Santo Espírito Santo vira modelo para assistência religiosa em presídios federais
São Paulo CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 14 e 15 de fevereiro
São Paulo Polícia Civil encontra mais de 500 kg de drogas em laboratório de ‘maconha gourmet’ no interior de SP
São Paulo Cidades paulistas avançam na internacionalização com adesão ao Programa Município Global
São Paulo Operação policial prende 9 integrantes de rede de tráfico no Vale do Paraíba
São Paulo SuperAção SP: Governo de SP amplia programa social para 39 cidades e contrata quase 170 novos profissionais Mín. 21° Máx. 31°
