
As inscrições para o processo seletivo dos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) da Secretaria da Educação (Sedu), referente ao ano letivo de 2026, foram prorrogadas até o dia 25 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do portal Seleção Aluno (clique AQUI para acessar) .
O processo é destinado a estudantes regularmente matriculados na 1ª ou na 2ª série do Ensino Médio da Rede Estadual. Para efetivar a inscrição, é necessário informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o número de identificação estudantil (ID 2026) e, caso possua, o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a iniciativa amplia o acesso ao ensino gratuito de Língua Inglesa e Língua Espanhola para estudantes da Rede Pública Estadual e marca a expansão do programa, com a abertura de novas unidades em diferentes municípios capixabas. Ao todo, são ofertadas 5.220 vagas, e a relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 27 de fevereiro.
“Aprender um novo idioma amplia horizontes, fortalece a autonomia dos estudantes e contribui para sua preparação para o mundo do trabalho, para o acesso ao ensino superior e para a convivência em uma sociedade cada vez mais conectada. Além disso, a matrícula em um CEI é um dos requisitos para que o estudante possa participar do Programa Intercâmbio Estudantil”, frisou o secretário, ao destacar que o ensino de idiomas tem papel estratégico na formação dos estudantes e na ampliação de oportunidades acadêmicas e profissionais.
Ainda segundo Vitor de Angelo, para 2026, o Governo do Estado reforça a política de interiorização do ensino de idiomas, com a implantação de novos CEI, ampliando a oferta de vagas e garantindo que mais estudantes tenham acesso à formação linguística complementar. “Entre as novas unidades estão os municípios de Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Mantenópolis, Ecoporanga, Baixo Guandu, Iúna, Irupi, Ibiraçu, João Neiva, Nova Venécia, Pinheiros, Alfredo Chaves, Piúma e Anchieta. Também houve ampliação da oferta em municípios estratégicos, como Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim”, lembrou.
Já a gerente de Ensino Médio, Endy de Albuquerque, explicou que a distribuição das vagas segue critérios de equidade, sendo 50% destinadas à ampla concorrência, 45% para estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas (PPIQ) e 5% para pessoas com deficiência (PcD), reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e a democratização do acesso à educação.
“Outro destaque do processo seletivo é a oferta de vagas no CEI Cora Coralina, que funciona no sistema prisional e atende estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em situação de privação de liberdade, assegurando o direito à educação e à qualificação, mesmo em contextos de maior vulnerabilidade social”, destacou a gerente.
Para dúvidas sobre o CEI: 3636-7870
>
Geral Saiba como se prevenir dos golpes financeiros no carnaval
Espírito Santo Seag reforça conservação e manutenção da malha viária rural nos municípios capixabas
São Paulo Polícias de São Paulo mantêm esquema especial de segurança para o fim de semana de Carnaval
Espírito Santo Espírito Santo vira modelo para assistência religiosa em presídios federais
São Paulo CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 14 e 15 de fevereiro
São Paulo Polícia Civil encontra mais de 500 kg de drogas em laboratório de ‘maconha gourmet’ no interior de SP
São Paulo Cidades paulistas avançam na internacionalização com adesão ao Programa Município Global
São Paulo Operação policial prende 9 integrantes de rede de tráfico no Vale do Paraíba
São Paulo SuperAção SP: Governo de SP amplia programa social para 39 cidades e contrata quase 170 novos profissionais Mín. 21° Máx. 31°
