
A Cemig colocou em operação, neste mês de fevereiro, a Subestação Divinópolis 3, nova unidade instalada no bairro Savassi, no município do Centro-Oeste do estado.
Com capacidade instalada de 50 megavolt-ampere (MVA) e representando um investimento de R$ 43,6 milhões, a subestação é um reforço estratégico para o sistema elétrico da região e passa a atender mais de 118 mil habitantes de Carmo do Cajuru, Divinópolis e São Gonçalo do Pará, incluindo importantes complexos industriais da região.
“Com a entrada em operação, a SE Divinópolis 3 amplia de forma significativa a capacidade elétrica da região, garantindo mais estabilidade, segurança e eficiência ao sistema, além de reduzir falhas e sobrecargas que antes impactavam os consumidores”, diz o gerente de Distribuição de Alta Tensão da Cemig, Bruno Ferrarezi.
Considerada uma obra de utilidade pública, a nova subestação traz ganhos expressivos para toda a região, como a melhoria da continuidade do fornecimento das SEs Divinópolis 1, Divinópolis 2 e UHE Gafanhoto; a redução de perdas elétricas e sobrecargas nos alimentadores existentes; a diminuição dos custos operacionais e de manutenção; a possibilidade de conexão de novos geradores e maior robustez para suportar o crescimento residencial e industrial.
Segundo o Superintendente Regional de Distribuição da Cemig, Murilo Galvão, a entrada em operação da Subestação Divinópolis 3 "reafirma o compromisso da companhia com a modernização da rede elétrica e com o desenvolvimento sustentável dos municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais, com destaque para o Centro Industrial de Divinópolis".
Programa Mais Energia
A Subestação Divinópolis 3 integra o Programa Mais Energia, iniciativa da Cemig que prevê a construção de 200 novas subestações em Minas Gerais até 2027.
Com isso, o estado passará a contar com 615 unidades em operação, ampliando a oferta de energia e fortalecendo a infraestrutura elétrica em todas as regiões atendidas pela companhia.
Geral "Alô Alô Brasil", com Datena, começa segunda-feira na Rádio Nacional
São Paulo Portal Trampolim oferece 420 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado de São Paulo
São Paulo Polícia Civil amplia ofensiva e apreensões de drogas sintéticas aumentam 8 vezes
São Paulo Como acessar tratamento gratuito ao alcoolismo e a outras drogas em São Paulo
São Paulo Governo de São Paulo abre chamamento público para participação no Sistran-SP
São Paulo CPTM e metrô funcionarão 24 horas no fim de semana pós-Carnaval
São Paulo Veja como funciona o Plano de Adaptação e Resiliência Climática do Estado de São Paulo
São Paulo IPVA 2026: 2ª parcela ou cota única para placas com final 8, 9 e 0 podem ser pagas até segunda-feira (23)
São Paulo Picada de escorpião ou cobra: veja onde encontrar atendimento soroterápico em SP Mín. 22° Máx. 32°
