
As altas temperaturas do início do ano oferecem mais risco de desidratação a pessoas que tomam medicamentos psiquiátricos. Segunda pesquisa realizada pelo Instituto Cactus, em 2023, 1 a cada 6 brasileiros faz uso de remédio para problemas emocionais. Os psicofármacos influenciam na sede e em outras atividades relacionadas à hidratação do corpo. O quadro pode ser revertido com a ingestão imediata e fracionada de líquido. Em casos graves, hidratação intravenosa pode ser necessária. Devem se atentar mais à hidratação, quem está em tratamento com estabilizadores do humor, antipsicóticos e antidepressivos tricíclicos.
Os medicamentos psiquiátricos têm ativos químicos que interferem na regulação da sede, equilíbrio hidroeletrolítico, função renal e temperatura corporal. Esse impacto é piorado pelas altas temperaturas comuns durante as estações mais quentes e ondas de calor. São sintomas do quadro: sede intensa ou nenhuma; fraqueza; dor de cabeça; tontura; boca seca; urina escura; confusão mental; lentidão cognitiva; irritabilidade; agitação; piora da ansiedade; sonolência; indisposição; em casos graves, podem correr delírio, hipotensão e taquicardia.
As altas temperaturas também intensificam os efeitos colaterais dos medicamentos psiquiátricos. Para driblar o problema, a principal orientação é manter a ingestão de água contínua e fracionada, mesmo sem sede. Outras orientações importantes são evitar a exposição prolongada e a prática esportiva no calor intenso, além de reduzir o esforço físico nesses momentos. Caso os sintomas do quadro permaneçam ou piorem, a avaliação médica é obrigatória.
Segundo o chefe do setor de psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Dr. Michel Haddad, muitas vezes os sintomas são atribuídos a condições psiquiátricas ou aos efeitos colaterais do medicamento. “Esse quadro é relativamente comum e frequentemente subdiagnosticado, durante períodos de calor intenso, especialmente em: idosos, pacientes com transtornos mentais graves e pessoas em uso de múltiplos medicamentos”, explica o especialista.
São Paulo Autenticidade e excelência: selo de qualidade impulsiona a cachaça paulista
São Paulo Operação da Polícia Civil apreende quase 90 celulares furtados em hotel no centro de SP
São Paulo Governo de SP entrega Praça da Cidadania de Embu das Artes com oferta de cursos gratuitos em seis áreas
São Paulo Vai pular carnaval na rua? Veja cuidados para evitar a intoxicação alimentar
São Paulo Após vistoria, Defesa Civil de Peruíbe faz interdição preventiva da estrada do Guaraú no trecho de serra
São Paulo Carnaval continua? Veja problemas mais comuns que levam foliões ao pronto-socorro e como evitá-los Mín. 22° Máx. 32°
