
A modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Engº Rodolfo José da Costa e Silva, responsável pelo tratamento da água da represa Guarapiranga, avança com investimento de R$ 108,9 milhões para fortalecer o abastecimento de cerca de 5,6 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.
Neste sábado (28), a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, acompanhou o andamento das intervenções na unidade, uma das principais do sistema que atende a capital e cidades do entorno. A obra faz parte do pacote do “Na Rota da Água”, que prevê cerca de 1.100 entregas até 2029 .
As melhorias incluem a modernização do sistema de decantação, a reforma estrutural dos filtros e a implantação de um novo sistema de ar e água, que aumenta a eficiência da lavagem dos filtros e aprimora o desempenho do tratamento.
“Estamos falando de uma obra estruturante, que fortalece a segurança hídrica de todo o estado. Investir na modernização da ETA Guarapiranga é garantir mais resiliência frente às mudanças climáticas, mais eficiência no sistema e mais tranquilidade para milhões de pessoas que dependem desse abastecimento todos os dias. É planejamento de longo prazo transformado em investimento concreto”, comentou a secretária durante a visita.
Com a Rota da Água, o Governo do Estado reforça a estratégia de ampliar a segurança hídrica , acelerar a universalização do saneamento e preparar a infraestrutura paulista para os desafios das mudanças climáticas.
Ainda neste mês de fevereiro, a secretária da Semil vistoriou obras de resiliência hídrica, coleta e tratamento de esgoto que atendem demandas históricas nos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, além de marcar o lançamento do “Na Rota da Água”, série de visitas técnicas e entregas nas mais de 370 cidades atendidas pela Sabesp após a desestatização da companhia.
Os investimentos nessas obras somam R$ 137 milhões, beneficiando cerca de 500 mil pessoas. Juntos, os três municípios devem receber cinco vezes mais investimentos em saneamento básico até 2029, conforme previsto no novo contrato da Sabesp, com foco na universalização do acesso à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto. Ao todo, a Sabesp investirá R$ 70 bilhões para universalizar a água e o esgoto na área de concessão até 2029, três anos antes da meta definida pelo novo Marco Legal do Saneamento .
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
São Paulo Praia Grande inaugura 68ª edição dos Jogos Regionais
São Paulo Inscrições para etapa de Barretos do Circuito Mais Mulher abrem nesta terça (23)
São Paulo Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 56ª edição com mais de 80 concertos gratuitos
São Paulo Acesso ao saneamento básico pode valorizar em até 14% o valor de imóveis
São Paulo USP abre inscrições para curso sobre inteligência financeira
São Paulo PM Rodoviária apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias sem documentação fiscal no interior de SP
São Paulo 6 mudanças após a desestatização da Sabesp que melhoraram o saneamento básico em São Paulo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura Mín. 17° Máx. 30°
