
Desde que era adolescente, o pedreiro Danilo Fartes seguiu os conselhos do pai para juntar dinheiro e montar a própria casa. Quem entra no imóvel onde vivem ele, a mulher e o filho no Parque Jardim Burnier, em Juiz de Fora, percebe o cuidado para deixar os ambientes confortáveis.
Hoje, aos 40 anos de idade, o pedreiro tem medo de perder o que levou décadas para construir. A casa dele fica próxima ao local onde um deslizamento de terra, na última segunda-feira (23), provocou a morte de mais de 20 pessoas.
“Minha esposa, minhas irmãs, meus vizinhos estão sem dormir. Todo mundo achando que vai cair de novo", diz Danilo.
“É o único lugar que a gente tem, foi conquistado com muito suor. Não temos recursos para sair e ir para outra região. Não é uma opção apenas, é o lugar que a gente encontra. A gente consegue um pedaço de terra, faz os cômodos e traz a família. É a história de outros trabalhadores. É o que temos, não queremos morar na rua", completa.
O pedreiro critica a falta de ações preventivas estruturais na área. “Eles esperam muitas das vezes acontecer para depois fazer. Não tem trabalho preventivo. As poucas obras de contenção que têm aqui perto ocorreram só depois que os problemas aconteceram e de forma pontual", diz.
Enquanto vive a incerteza sobre o futuro da família, ele lembra os momentos de angústia para ajudar os vizinhos soterrados. Moradores começaram os resgates antes da chegada das equipes oficiais. Havia risco de choque elétrico e de enxurradas.
“A população desesperada veio ajudando, tirando com a unha, na mão mesmo, na raça", conta.
Ele ajudou a retirar vítimas e tentou socorrer uma criança de 3 anos . "Fiz massagem, joguei para dentro do carro e desci morro abaixo. Mas infelizmente não conseguimos ajudar. Ele não resistiu.”
Nascido e criado na comunidade, o pedreiro se esforça para manter a esperança entre aqueles que continuam vivos.
“Tenho trabalhado na organização do trânsito, na remoção de escombros e na distribuição de alimentos. A gente vai ajudando do jeito que pode. Não tem muito o que fazer agora”, diz Danilo.
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
São Paulo Praia Grande inaugura 68ª edição dos Jogos Regionais
São Paulo Inscrições para etapa de Barretos do Circuito Mais Mulher abrem nesta terça (23)
São Paulo Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 56ª edição com mais de 80 concertos gratuitos
São Paulo Acesso ao saneamento básico pode valorizar em até 14% o valor de imóveis
São Paulo USP abre inscrições para curso sobre inteligência financeira
São Paulo PM Rodoviária apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias sem documentação fiscal no interior de SP
São Paulo 6 mudanças após a desestatização da Sabesp que melhoraram o saneamento básico em São Paulo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura Mín. 17° Máx. 30°
