
O governador Tarcísio de Freitas extinguiu mais de 67 mil cargos da estrutura estadual. A medida integra as diretrizes do plano São Paulo na Direção Certa, iniciativa do Governo de São Paulo voltada à modernização da máquina pública, ao equilíbrio fiscal e à criação de um ambiente mais favorável à atração de investimentos e geração de empregos. A decisão foi oficializada nessa sexta-feira (27).
Ao todo, serão extintos 67.722 cargos. Desse total, 33.477 já estavam vagos e 34.295 atualmente ocupados serão automaticamente extintos à medida que ficarem vagos no futuro. A decisão não implica em exoneração, desligamento ou qualquer prejuízo aos servidores em exercício nestes cargos que estão ocupados, que permanecem resguardados pelos princípios constitucionais da estabilidade e da segurança jurídica.
“Estamos colocando São Paulo na direção certa, com uma máquina pública mais enxuta para que funcione melhor e com mais eficiência. Ao racionalizar estruturas que já não fazem mais sentido na realidade atual do Estado, ampliamos a capacidade de investir em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. É uma modernização planejada, responsável e segura, que respeita os servidores e garante equilíbrio fiscal para sustentar o crescimento de São Paulo no longo prazo”, destaca o governador Tarcísio de Freitas.
Os cargos atingidos pertencem a carreiras e classes que, ao longo dos anos, foram substituídas por novas soluções de gestão, como automação de processos, modernização tecnológica, terceirizações específicas e contratações temporárias previstas em lei. Em muitos casos, as atribuições deixaram de exigir provimento permanente, seja por ganho de eficiência operacional, seja pela reestruturação administrativa das áreas envolvidas. A extinção formaliza essa adequação, alinhando a estrutura de pessoal à realidade atual do serviço público.
A iniciativa faz parte de um conjunto mais amplo de reformas administrativas em andamento desde o início da gestão. O plano São Paulo na Direção Certa já promoveu reestruturações em secretarias e autarquias, com revisão de estruturas, racionalização de despesas e fortalecimento da governança. O objetivo é tornar o Estado mais ágil, eficiente e sustentável no longo prazo, preservando a qualidade dos serviços prestados à população e garantindo responsabilidade fiscal.
O plano São Paulo Na Direção Certa reúne um conjunto de medidas voltadas à modernização da gestão pública, com foco na eficiência do gasto, responsabilidade fiscal e ampliação dos investimentos. A iniciativa inclui ações como a reestruturação de órgãos e agências reguladoras, revisão de benefícios fiscais, alienação de ativos, racionalização de despesas e modernização de sistemas administrativos, com destaque para a renegociação da dívida com a União e melhorias nos processos de compras públicas.
Na prática, o plano vem consolidando um ambiente mais favorável a investimentos, impulsionando o crescimento econômico e a geração de empregos. A gestão eficiente permitiu avanços em áreas como infraestrutura, saúde, mobilidade e desenvolvimento urbano, além de ganhos fiscais que viabilizam a continuidade de políticas públicas essenciais.
São Paulo Praia Grande inaugura 68ª edição dos Jogos Regionais
São Paulo Inscrições para etapa de Barretos do Circuito Mais Mulher abrem nesta terça (23)
São Paulo Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 56ª edição com mais de 80 concertos gratuitos
São Paulo Acesso ao saneamento básico pode valorizar em até 14% o valor de imóveis
São Paulo USP abre inscrições para curso sobre inteligência financeira
São Paulo PM Rodoviária apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias sem documentação fiscal no interior de SP
São Paulo 6 mudanças após a desestatização da Sabesp que melhoraram o saneamento básico em São Paulo
São Paulo Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura
Espírito Santo Seag entrega 13 caminhões-pipa para fortalecer atendimento às comunidades rurais em 12 municípios capixabas Mín. 17° Máx. 30°
