
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou nesta segunda-feira (16) a lei 18.429/2026 , que institui o Protocolo de Combate à Violência contra a Mulher nas universidades. A medida altera a legislação estadual de enfrentamento à violência contra a mulher e estabelece diretrizes para prevenção ao assédio, acolhimento às vítimas e tratamento adequado das denúncias nas instituições de ensino superior. O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Pela nova lei, universidades públicas e privadas localizadas no estado de São Paulo deverão adotar um protocolo voltado à prevenção da violência contra a mulher , incluindo ações educativas de conscientização, orientação para recepção de denúncias e mecanismos que garantam acolhimento e proteção às vítimas. O protocolo também prevê a divulgação clara dos canais de denúncia e a atuação imparcial das equipes responsáveis pela apuração dos casos.
A norma considera violência contra a mulher qualquer conduta, presencial ou virtual, que configure violência física, moral, patrimonial, psicológica ou sexual. As medidas deverão ser aplicadas a toda a comunidade universitária, incluindo estudantes, professores, gestores e funcionários, próprios ou terceirizados, em cursos de graduação e pós-graduação.
A lei entra em vigor em até 90 dias após sua publicação oficial, prazo para que as instituições se adequem às novas diretrizes.
O projeto recebeu vetos parciais nos trechos que poderiam indicar interferência na autonomia das universidades, possibilidade de o descumprimento da lei ser punido pelo Código de Defesa do Consumidor e regulamentação por parte do Legislativo.
São Paulo Como identificar peixe fresco? Especialistas dão dicas para não errar na compra
São Paulo SP Mulher Segura: aplicativo do Governo de SP permite registrar boletins de ocorrência e acionar botão do pânico contra agressores
São Paulo Abre e fecha na Páscoa: confira o funcionamento dos serviços estaduais
São Paulo Dia do Marceneiro e do Carpinteiro: confira as vagas de emprego disponíveis nos PATs de SP
São Paulo Prêmio Excelência Educacional: SP anuncia que vai premiar prefeituras que cumprirem metas de alfabetização
São Paulo Operação da PM termina com 116 presos e apreensão de armas, drogas, celulares e dinheiro em SP
Infraestrutura DER-MG realiza nova etapa de levantamentos de pavimento nas rodovias estaduais e amplia pesquisas de tráfego
São Paulo Polícia de SP apreende cerca de 4 milhões de produtos falsificados em ‘vila da pirataria’ no Brás
São Paulo Escola da Inclusão do Governo de SP abre inscrições para curso de Introdução a Libras Mín. 21° Máx. 29°
