
Estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública e que ainda não ingressaram no ensino superior podem concorrer a 7.586 vagas no Provão Paulista para o segundo semestre deste ano. Na região de Sorocaba, são 32 cursos disponíveis, sendo 28 deles nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) locais e quatro formações na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). As instituições são públicas e, portanto, não há pagamento de mensalidade.
Quem concluiu o Ensino Médio em 2025, participou do Provão Paulista Seriado e atende às regras do programa pode indicar os cursos para os quais deseja concorrer a uma vaga até 8 de abril (próxima quarta-feira) pelo portal provaopaulistaseriado.vunesp.com.br .
As vagas são destinadas a alunos da rede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), escolas municipais e outras redes públicas de ensino do País. Nesta etapa, os jovens podem registrar a opção de até dois cursos de preferência para as Fatecs e duas opções para os polos da Univesp. As aulas nas Fatecs são presenciais. Já na Univesp, os cursos são online, mas os alunos devem estar matriculados em unidades próximas ao município onde residem.
As Fatecs disponibilizam nesta etapa do Provão Paulista 4.630 vagas em todo o estado, em 89 formações diferentes (28 delas de região de Sorocaba), de variadas áreas do conhecimento. Com foco no mercado de trabalho, os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade, em setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0 e assim por diante.
Os 28 cursos disponíveis nas Fatecs locais são: agronegócio, análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, ciência de dados para negócios, comércio exterior, controle de obras, desenvolvimento de software multiplataforma, eletrônica automotiva, fabricação mecânica, gestão ambiental, gestão comercial, gestão da produção industrial, gestão da qualidade, gestão da tecnologia da informação, gestão de empreendimentos gastronômicos, gestão de turismo, gestão empresarial, logística, manutenção de aeronaves, manutenção industrial, polímeros, processos metalúrgicos, produção fonográfica, produção industrial, projetos mecânicos, radiologia, sistemas biomédicos e sistemas para internet.
As 2.956 vagas na Univesp para o segundo semestre estão distribuídas em quatro cursos: bacharel em administração, bacharel em ciência de dados, bacharel em tecnologia da informação e tecnólogo em processos gerenciais. Os quatro cursos estão disponíveis na região de Sorocaba.
O Provão Paulista Seriado funciona como porta de entrada de alunos do Ensino Médio da rede pública no Ensino Superior de instituições paulistas parceiras da Seduc-SP: Fatecs, Univesp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em três edições, o Provão Paulista já abriu 46 mil vagas no ensino superior.
São Paulo Região de Araçatuba tem 244 vagas de emprego disponíveis; veja ocupações mais procuradas por empresas
São Paulo Estado de SP tem 9,9 mil vagas de emprego nesta semana; confira
São Paulo Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em seis cidades de SP
São Paulo Operação interestadual mira suspeitos de ameaças virtuais ligadas a caso de feminicídio no interior de SP
Governo Governador de Minas envia à Assembleia projeto de lei que autoriza criação de Programa de Escolas Cívico Militares
São Paulo Muralha Paulista: PM de SP prende 5 foragidos durante clássico no estádio do Corinthians
São Paulo 290 famílias realizam o sonho da casa própria com apoio do Programa Casa Paulista em Bauru
São Paulo Governo de SP abre inscrições para concurso que vai eleger a mais bela idosa do estado de 2026
São Paulo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia de SP supera 2,5 mil inscritos em curso de cuidado para população idosa Mín. 19° Máx. 25°
