
A prova e redação do processo seletivo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), ocorrerá no dia 26, às 13h. Os locais oficiais foram divulgados na quarta-feira (15) no site vestibular.univesp.br . No total, são 24.419 vagas do Vestibular anual 2026, destinadas a 456 polos, de 386 municípios (capital, interior e litoral). São oferecidos 10 cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e o novo curso de Inteligência Artificial (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.956 vagas para o Provão Paulista.
A prova, com duração total de cinco horas, será dividida em duas partes: redação e 56 questões de múltipla escolha, das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Química, Biologia e Física. Todo conteúdo programático pode acessado no Manual do Candidato no site vestibular.univesp.br ou univesp.br/vestibular.
O gabarito oficial será divulgado em 27 de abril, a partir das 15h, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 1 de junho, a partir das 15h.
No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos), Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos) e a novidade deste ano: Bacharelado em Inteligência Artificial (quatro anos). No curso, o egresso é capaz de projetar e gerenciar modelos de IA aplicados a diferentes contextos, como automação, visão computacional, processamento de linguagem natural e sistemas preditivos. Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre os cursos do eixo, de acordo com o Projeto Pedagógico (PPC).
Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).
De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o modelo de ingresso garante ao aluno ingressante mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores. “Em 2026, a grande novidade é o curso focado em Inteligência Artificial. Conhecer e usar o potencial da IA é essencial para qualquer país que queira se desenvolver nos dias de hoje. A tecnologia amplia nossa capacidade de pensar, criar e transformar. Utilizada de forma correta, contribui para o desenvolvimento econômico e social, e pode ser aplicada em qualquer profissão. Vale destacar que todos os programas e cursos da universidade são direcionados para apoiar o estudante em seu processo de formação, garantir a qualidade e preparar o profissional para o mercado de trabalho”, afirma.
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube .
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 88 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós, e dez cursos oferecidos nos últimos vestibulares – Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração, Processos Gerenciais e o novo de Bacharel em Inteligência Artificial. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2026, a universidade possui 462 polos e está presente em 392 municípios do Estado, representando mais de 60% do território paulista.
Saiba mais sobre os cursos no site da Univesp .
Acesse a portaria completa do Vestibular 2026 no link .
São Paulo Projeto usa atividade física para melhorar a qualidade de vida de pessoas com Alzheimer
São Paulo Novas redes de esgoto na Baixada Santista equivalem a uma viagem de São Paulo a Curitiba
Geral Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
São Paulo Veja dicas do Procon-SP antes de contratar cursos nas férias
Geral Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades
São Paulo Fungo transmitido pelo arranhão do gato doméstico está presente em animais selvagens, mostra estudo
São Paulo Polícia Civil prende mais três investigados por morte durante salto de rope jump em Limeira
São Paulo Conheça as tecnologias que colocaram as cidades de São Paulo entre os melhores índices de economia de água do Brasil
São Paulo Pesquisa identifica nova mutação relacionada ao câncer de pulmão Mín. 15° Máx. 27°
