
Com a proximidade do feriado, muitas pessoas aproveitam para viajar e deixar as casas fechadas por alguns dias. Antes de sair, no entanto, é fundamental adotar medidas simples para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“O apoio da população é fundamental para evitar focos do mosquito transmissor da dengue, já que cerca de 80% dos criadouros estão dentro das residências. Por isso, a adoção de medidas simples no ambiente doméstico faz toda a diferença na prevenção da doença”, explica Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP).
Entre as principais recomendações estão eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, condição ideal para a reprodução do mosquito. Veja algumas medidas essenciais antes de viajar:
A prevenção é a forma mais eficaz de combater a dengue. Ao eliminar possíveis criadouros antes de sair de casa, cada cidadão contribui para reduzir a circulação do mosquito e proteger não apenas sua residência, mas toda a comunidade.
Para reforçar a importância do combate à doença, o Governo de São Paulo lançou uma campanha de conscientização contra a dengue, destacando que atitudes simples no dia a dia podem evitar a proliferação do mosquito. Assista ao vídeo:
Situação das arboviroses no estado de São Paulo
Além das ações de prevenção, o monitoramento dos casos segue sendo realizado em todo o estado. Até quinta-feira (17), segundo dados da Pasta, 28.281 casos de dengue foram confirmados em todo o Estado e 12 óbitos. Para conferir os casos diariamente, acesse aqui: https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/dengue
Com relação à chikungunya, até o momento, foram confirmados 537 casos e dois óbitos, os dados também estão disponíveis para toda a população no link: https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/Chikungunya
O Governo de SP lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, Zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br
São Paulo Novas redes de esgoto na Baixada Santista equivalem a uma viagem de São Paulo a Curitiba
Geral Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
São Paulo Veja dicas do Procon-SP antes de contratar cursos nas férias
Geral Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades
São Paulo Fungo transmitido pelo arranhão do gato doméstico está presente em animais selvagens, mostra estudo
São Paulo Polícia Civil prende mais três investigados por morte durante salto de rope jump em Limeira
São Paulo Conheça as tecnologias que colocaram as cidades de São Paulo entre os melhores índices de economia de água do Brasil
São Paulo Pesquisa identifica nova mutação relacionada ao câncer de pulmão
São Paulo Estudo detalha como o organismo se adapta a dietas com muita proteína e nenhum carboidrato Mín. 15° Máx. 27°
