
A Defesa Civil do Estado de São Paulo intensifica, desde os primeiros meses do ano, ações preventivas voltadas à redução de riscos durante o período mais crítico da estiagem, com foco na capacitação de agentes municipais, na entrega de materiais operacionais e em campanhas de conscientização à população.
Na tarde de sexta-feira (24), uma ocorrência de incêndio em vegetação mobilizou equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil em Cabreúva, evidenciando na prática a importância dessas medidas antecipadas.
Na atuação, foram empregados conhecimentos adquiridos em oficinas anteriores e kits operacionais disponibilizados pelo Estado, o que contribuiu para a agilidade e eficiência da resposta. O município já se prepara para participar de um novo ciclo de capacitação previsto para o próximo mês.
As iniciativas incluem oficinas preparatórias iniciadas antes do agravamento do período seco, com orientações técnicas, uso de equipamentos e planejamento de ações preventivas, fortalecendo a atuação local, ampliando a resposta dos municípios e contribuindo para a construção de comunidades mais resilientes frente aos impactos da estiagem.
A Defesa Civil também reforça a importância da colaboração da população na prevenção de incêndios. Entre as principais orientações estão não descartar bitucas de cigarro em áreas secas, não realizar queimadas para limpeza de áreas, manter terrenos limpos e não soltar balões. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Geral Sistema de notificação de desastre evoluiu, mas ainda tem fragilidades
São Paulo Fungo transmitido pelo arranhão do gato doméstico está presente em animais selvagens, mostra estudo
São Paulo Polícia Civil prende mais três investigados por morte durante salto de rope jump em Limeira
São Paulo Conheça as tecnologias que colocaram as cidades de São Paulo entre os melhores índices de economia de água do Brasil
São Paulo Pesquisa identifica nova mutação relacionada ao câncer de pulmão
São Paulo Estudo detalha como o organismo se adapta a dietas com muita proteína e nenhum carboidrato Mín. 15° Máx. 27°
