
O Espírito Santo, líder nacional na produção e exportação de gengibre, realiza nesta quarta-feira (13) o lançamento oficial da colheita da safra 2026 da cultura. O evento acontece durante o Dia Especial da Cultura do Gengibre, em Santa Maria de Jetibá, reunindo agricultores, pesquisadores, técnicos e representantes do setor.
A programação será realizada das 7h30 às 12h, no Galpão Djalma Plaster, anexo à Igreja Luterana da Fé, na localidade de Caramuru. Entre os destaques estão palestras sobre controle biológico de pragas e doenças, produção de bioinsumos nas propriedades rurais e apresentação de novas variedades de gengibre registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Incaper, Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e Sicoob, com apoio da Prefeitura de Santa Leopoldina. As inscrições podem ser feitas por formulário on-line.
O Espírito Santo responde por cerca de 75% da produção nacional e 59% das exportações brasileiras de gengibre. Em 2025, o Estado produziu 83,7 mil toneladas da raiz, enquanto as exportações alcançaram 28,5 mil toneladas, movimentando US$ 40,4 milhões.
O gengibre foi o quarto produto de maior valor na pauta de exportações do agronegócio capixaba em 2025. Os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins concentram cerca de 95% da produção estadual.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Tesch, o desempenho do setor é resultado do trabalho das famílias produtoras da região serrana aliado ao investimento em tecnologia e produção sustentável.
Programação
• 07h30 – Recepção com café e inscrições
• 08h – Abertura
• 08h15 – Palestra “Tecnologias para Controle Biológico de Pragas e Doenças da Cultura do Gengibre”, com Aquillis Menário, engenheiro agrônomo e RTV da Biotrop
• 09h – Palestra “Tecnologia para Reprodução de Bioinsumos em Propriedades Rurais”, com Paulo Radak, engenheiro agrônomo, mestre em Sistemas Agroflorestais e consultor técnico da Linhagro
• 09h45 – Apresentação de novas variedades de gengibre registradas no Mapa, com Alexandre Lemke Betz, agricultor, produtor e exportador de gengibre
• 10h15 – Fala institucional do Sicoob Coopermais
• 10h30 – Lançamento oficial da colheita do gengibre safra 2026
• 11h30 – Encerramento com almoço
Dia Especial da Cultura do Gengibre
Data: 13/05 (quarta-feira)
Horário: 7h30 às 12h
Local: Galpão Djalma Plaster (anexo à Igreja Luterana da Fé – Caramuru), em Santa Maria de Jetibá – acesse a localização no mapa.
Faça sua inscrição!
ALES Arranjos Produtivos amplia renda no campo
Agricultura DJI amplia portfólio de drones agrícolas com modelos Agras
Agro Cafeicultores de Presidente Kennedy recebem capacitação Mín. 16° Máx. 28°
