
A cidade de Cachoeiro de Itapemirim passou a viver, nesta semana, o clima de integração, competição e incentivo ao esporte com a realização da Regional V dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2026. A abertura foi realizada nesta segunda-feira (25), no Ginásio Poliesportivo Nello Vola Borelli, com a presença das delegações escolares, autoridades e comunidade esportiva.
A cerimônia contou com desfile das equipes, execução dos hinos, juramento dos atletas e acendimento da Pira Olímpica, marcando o início oficial das disputas das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.
Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), a competição reúne estudantes-atletas das categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), representando instituições de ensino públicas e privadas.
Em Cachoeiro, a etapa regional conta com a participação de 756 estudantes distribuídos em 63 equipes, envolvendo os municípios de Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.
Além de estimular a prática esportiva, os Jogos Escolares fortalecem valores como disciplina, trabalho em equipe, respeito e superação entre os jovens participantes. A competição também movimenta o município e promove a integração entre estudantes de diferentes cidades da região sul capixaba.
Na categoria infantil, as equipes representam suas próprias escolas, enquanto no juvenil os municípios participam por meio de seleções. Os campeões da regional garantem vaga para as finais estaduais, que serão realizadas no Sesc de Guarapari.
Os Jogos Escolares do Espírito Santo seguem como uma das principais iniciativas de incentivo ao esporte educacional no Estado, revelando talentos e ampliando oportunidades para estudantes-atletas capixabas.
“Sediar os Jogos Escolares reforça o compromisso do município com o incentivo ao esporte, à integração dos jovens e à valorização dos espaços esportivos da cidade. Além de estimular o esporte escolar, a competição também fortalece o uso dos ginásios e aproxima ainda mais a comunidade das atividades esportivas”, destacou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), Rodolpho Maia.
Esportes Rádio Nacional transmite São Paulo e Botafogo pelo Brasileirão
Esportes TV Brasil: Stadium Copa acompanha convocação para o Mundial, ao vivo
Esportes Pistaches servem como aliados para práticas esportivas Mín. 19° Máx. 25°
