
Policiais da Delegacia de Duque de Caxias e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Baixada Fluminense prenderam, nessa segunda-feira (8), Wagner William Amâncio, o Waguinho, de 32 anos, considerado uma das lideranças do Comando Vermelho (CV), no Parque das Missões, em Duque de Caxias.
De acordo com as investigações, o criminoso era responsável por coordenar e gerenciar o roubo de cargas na Baixada Fluminense, sendo apontado como autor de diversos crimes ocorridos em rodovias da região, principalmente a Rio-Petrópolis . Na ação, mais dois traficantes de drogas foram presos.
A finalidade da ação era prender integrantes da facção criminosa Comando Vermelho e desestruturar o núcleo da região. O lugar é utilizado como base logística e ponto estratégico de coordenação de crimes como tráfico de drogas, roubos de veículos, receptação e ocultação de criminosos.
Os agentes identificaram a liderança da facção responsável pela logística no local. Waguinho coordenava os roubos de veículos, fornecendo armamentos para os criminosos e organizando a remessa de automóveis roubados para comunidades dominadas pelo grupo, especialmente para o Complexo da Penha, na zona norte do Rio, principal reduto da liderança do CV no Rio.
As investigações demonstraram que diversos ladrões de veículos e cargas agiam sob ordens do criminoso, evidenciando sua posição de liderança dentro da organização. Waguinho também atuava no tráfico de drogas na região e tinha ligação com Edgar Alves de Andrade, o “Doca”.
Por meio de monitoramento, os policiais localizaram a residência utilizada por Waguinho. Durante a abordagem, foi cumprido mandado de prisão preventiva. Ele já tinha anotações criminais por roubo de carga, receptação e tráfico de drogas.
Ainda na região, foram presos mais dois traficantes de drogas . Um dos homens era responsável por exercer funções de apoio e sustentação das atividades. Ele já havia sido preso em 2019 e tinha anotações criminais por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A ação faz parte da Operação Contenção, uma ofensiva para conter o avanço territorial da facção . O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional do grupo.
Até agora, mais de 345 homens foram presos e outros 137 criminosos neutralizados em confronto. Foram apreendidas 477 armas, sendo 190 fuzis, e mais de 51 mil munições.
Social Governo de Minas lança campanha para ampliar acesso às tarifas sociais de água e energia
Geral PM do Rio reforça policiamento durante jogos da seleção brasileira
Geral IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio
Governo Governo de Minas e Québec firmam acordo de cooperação para ampliar intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento conjunto
Desenvolviment... Governo de Minas lança Panorama do Comércio Exterior da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Desenvolviment... Minas Gerais registra mais de 55 mil novas empresas abertas até maio
Gestão UAIs têm horário de funcionamento alterado em dias de jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo
Espírito Santo Macrodrenagem do Canal da Costa avança a cada dia em Vila Velha, com recursos do Fundo Cidades
Espírito Santo Ópera, Bossa-Nova e muito mais: Espetáculos musicais gratuitos na Fames garantem diversidade e entretenimento de qualidade Mín. 19° Máx. 32°
