A Polícia Civil recuperou, na segunda-deira (20), R$ 48 mil em defensivos agrícolas desviados de uma cooperativa na cidade de Castelo.
De acordo com a PC, investigadores da DEIC realizavam diligencias no bairro Caiçara, em Cachoeiro de Itapemirim, quando avistaram um caminhão transportando vários galões de herbicida Round Up . Os policiais suspeitaram da forma que estavam sendo transportados os produtos, resolvendo, então, abordar o transportador.
Na abordagem, ficou constatado que o motorista estava somente prestando um frete da cidade de Castelo para Cachoeiro de Itapemirim, e que a carga teria como destino uma cidade do interior mineiro. Ao lhe ser solicitada a nota fiscal, os investigadores verificaram mais indícios de crime.
Os policiais civis conduziram o motorista e a carga para a 7ª Delegacia Regional, onde, após aprofundarem as investigações, confirmaram se tratar de nota fiscal materialmente original, mas formalmente falsa, já que se tratava de compra fraudulenta, e que vitimava uma Cooperativa de Produtores Rurais de Castelo.
Os fraudadores estão sendo devidamente identificados pelos Policiais da DEIC, e segundo o delegado titular – Dr. Rafael Amaral, as investigações não cessarão, até que todos os estelionatários paguem, tanto por este, quanto por demais crimes que venham a ser descobertos no decorrer das apurações.
Ao todo foram recuperados e já devolvidos à Cooperativa de Produtores Rurais, materiais que alcançam o valor de R$ 48 mil.
O delegado ainda esclarece que o referido trabalho de investigação já é efeito direto da implementação do Núcleo de Repressão aos Crimes Rurais – NURCR, e que faz parte do Plano Estadual de Segurança Rural do Espírito Santo, lançado pelo Governo do Estado, e que traça uma série de ações que têm por objetivo ampliar a proteção aos homens do campo, e a Polícia Civil de Cachoeiro já deslocou investigadores para tratarem especificamente do assunto, em Cachoeiro de Itapemirim.