
A maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, a ETE Barueri, na Grande São Paulo, vai ficar ainda maior. Com a chegada do primeiro de quatro novos conjuntos de “super bombas” para ampliar a capacidade de operação da estação em 40%, os trabalhos de retrofit e ampliação da unidade avançam. Os investimentos fazem parte do plano de universalização do saneamento no Estado de São Paulo até 2029 e refletem a ampliação de 120% nos investimentos da Sabesp após a desestatização promovida pelo Governo de São Paulo em 2024.
LEIA MAIS: Redes de esgoto chegam a loteamentos de Cabreúva e levam mais qualidade de vida a moradores
As superbombas, inéditas no Brasil, têm tecnologia japonesa e permitirão que o sistema de recebimento de esgoto bruto da ETE Barueri passe de 24 mil litros por segundo para 36 mil litros por segundo. Esse aumento representa um acréscimo diário de mais de 1 bilhão de litros de esgoto tratados por dia, o equivalente a mais de 103 mil caminhões-pipa de 10 mil litros diariamente. Essa capacidade extra é tão grande que, sozinha, supera em seis vezes o volume da maior estação de tratamento de Minas Gerais e em duas vezes a da maior do Rio de Janeiro.
Além do aumento na capacidade de bombeamento do esgoto bruto, a modernização da ETE Barueri elevará a capacidade média de tratamento da estação de 16 mil para 22,5 mil litros por segundo. O ganho operacional representa potencial de atendimento equivalente a cerca de 2 milhões de habitantes em capacidade de saneamento.
A expansão e o retrofit da ETE Barueri fazem parte do programa Integra Tietê e representam um investimento total de R$ 5,7 bilhões. A conclusão do projeto está prevista para o final de 2029 e permitirá ampliar em 40,6% a capacidade de tratamento da estação, garantindo acesso ao tratamento de esgoto para mais de 4 milhões de pessoas.
“Investir em saneamento é investir em saúde”, disse o governador Tarcísio de Freitas. ”Cada avanço na capacidade de tratamento de esgoto significa mais proteção para a população, mais qualidade de vida e um ambiente mais saudável. A ampliação da ETE Barueri é um exemplo concreto desse compromisso.”
LEIA MAIS: Nova adutora reforça abastecimento de água em bairros de Ilhabela
O desenvolvimento das novas bombas exigiu soluções específicas de engenharia para adequação às características estruturais da elevatória da ETE Barueri. Como o espaço disponível não permite a passagem de equipamentos de grande porte montados, foi necessária a adoção de uma estrutura dividida em dois grandes blocos para facilitar o transporte e a instalação. As bombas também contam com um sistema interno que distribui e equilibra a força da água no interior do equipamento, contribuindo para a redução do desgaste dos componentes e para o aumento da vida útil operacional.
“A ampliação da ETE Barueri mostra como estamos utilizando tecnologia de ponta para transformar a infraestrutura de saneamento de São Paulo”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. “A desestatização da Sabesp permitiu ampliar os investimentos e acelerar obras estruturantes para fortalecer uma infraestrutura essencial para o desenvolvimento do estado, com tecnologia, eficiência e foco na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.”
A primeira das quatro novas bombas da ETE Barueri tem funcionamento previsto para janeiro de 2027. As demais entrarão em operação de forma escalonada nos anos seguintes. A ETE Barueri atende continuamente os municípios de São Paulo, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, além de partes de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
[Post Instagram]
Com a desestatização da Sabesp, São Paulo receberá um investimento de R$ 260 bilhões até 2060, sendo que R$ 70 bilhões serão aplicados até 2029 para a universalização do saneamento básico no estado.
Somente em 2025 foram investidos R$ 15,2 bilhões em obras de infraestrutura, valor 120% maior em comparação ao ano anterior, com ampliação da cobertura de saneamento e a melhoria dos padrões de qualidade dos serviços.
Desde 2024 a Sabesp levou água tratada para 2,1 milhão de pessoas e coleta e tratamento de esgoto para mais 4,3 milhões. O cumprimento das metas de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto alcançaram, respectivamente, 87%, 77% e 71% ao fim do primeiro trimestre de 2026.
Atualmente, a companhia possui 1,2 mil frentes de obra em andamento para levar água e esgoto a locais em que as pessoas nunca tiveram acesso ao saneamento básico.
O Governo de São Paulo acompanha os avanços no saneamento por meio do Na Rota da Água. A iniciativa dá mais visibilidade às obras de segurança hídrica, reforço de abastecimento e universalização do saneamento nas cidades atendidas pela companhia. O programa prevê uma série de entregas e visitas técnicas a mais de 1,1 mil frentes de obras em andamento nos municípios contemplados pelo novo contrato da Sabesp.
Entre as entregas já realizadas, estão obras de saneamento em Itapecerica da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu. Além disso, há duas novas Estações de Tratamento de Esgoto em Caieiras e Franco da Rocha e um Sistema de Expansão de Esgotamento Sanitário que também contempla Francisco Morato, na Grande São Paulo.
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
São Paulo Ex-moradora de rua da capital refaz sua vida em Casa Terapêutica do Governo de SP
São Paulo Operação da Polícia de SP prende líder de ‘arrastadores’ que extorquiam passageiros no Aeroporto de Guarulhos
São Paulo Dia Nacional do Diabetes: com aumento de 97% nos atendimentos, SP reforça importância do diagnóstico precoce da doença Mín. 18° Máx. 27°
