Saturday, 27 de June de 2026
21°

Tempo nublado

Cachoeiro de Itapemirim, ES

Geral São Paulo

Aos 50 anos, Rodovia dos Imigrantes avança com modernização e projeto de ampliação

Terceira pista vai ampliar a capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes e fortalecer a ligação entre o Planalto, a Baixada Santista e o Porto de Santos

27/06/2026 às 09h47
Por: Cidade na Rede Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Cinco décadas depois, a Rodovia dos Imigrantes prepara uma nova fase de modernização com a implantação dos pórticos eletrônicos do Sistema Siga Fácil. Foto: Divulgação/Governo de SP
Cinco décadas depois, a Rodovia dos Imigrantes prepara uma nova fase de modernização com a implantação dos pórticos eletrônicos do Sistema Siga Fácil. Foto: Divulgação/Governo de SP

Uma das maiores obras de engenharia rodoviária do país acaba de completar 50 anos. A Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em junho de 1976, transformou a ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista ao superar os desafios da Serra do Mar, com túneis, viadutos e estruturas especiais em uma área de alta complexidade ambiental. Desde que foi concedida pelo Governo de São Paulo, mais de R$11 bilhões foram aplicados no Sistema Anchieta-Imigrantes em melhorias de infraestrutura, tecnologia, conservação e segurança viária.

Cinco décadas depois, a Rodovia dos Imigrantes prepara uma nova fase de modernização com a implantação dos pórticos eletrônicos do Sistema Siga Fácil. Instalados na Rodovia dos Imigrantes, no km 29, e na Via Anchieta, no km 33, em ambos os sentidos, a solução tecnológica elimina a necessidade de parada obrigatória dos veículos e integra o processo de modernização da operação viária do sistema. Os equipamentos estão em fase de teste e validação da tecnologia e dos processos operacionais

LEIA TAMBÉM: Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega à fase final

O próximo passo em estudo é a terceira pista da Imigrantes. Uma nova etapa de expansão está em análise pelo Governo de São Paulo. A nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista terá 21,6 quilômetros de extensão, sendo cerca de 80% do traçado em túneis. O projeto prevê ainda um túnel com mais de seis quilômetros, que deverá ser o maior túnel rodoviário do Brasil.

A obra foi planejada para ampliar a capacidade operacional do sistema, melhorar a segurança viária e favorecer a circulação de veículos pesados. Com a implantação da terceira pista, a capacidade do trecho de serra deve aumentar em 25%, enquanto a capacidade de descida de caminhões e ônibus pode crescer até 145%.

História da Imigrantes

Construída pela Dersa, a Rodovia dos Imigrantes passou a complementar a Via Anchieta, inaugurada a partir da década de 1940, e se consolidou como um corredor estratégico para o turismo, a mobilidade regional e o escoamento de cargas até o Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.

Desde 1998, quando assumiu a administração do Sistema Anchieta-Imigrantes, a Ecovias Imigrantes deu continuidade à transformação com investimentos em infraestrutura, tecnologia, conservação e segurança viária. O principal marco desse período foi a construção da segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em 2002, que ampliou a capacidade operacional do sistema e incorporou soluções de engenharia voltadas à redução dos impactos ambientais.

Nos últimos anos, também foram ampliados os investimentos em conservação, tecnologia e segurança viária. Entre as entregas recentes estão a nova Base de Serviço de Atendimento ao Usuário, no km 46 da Via Anchieta, em Cubatão, e a modernização da iluminação dos túneis da pista Norte da Rodovia dos Imigrantes, no sentido São Paulo. A concessionária prevê ainda concluir, até 2027, a recuperação de 100% do pavimento do Sistema Anchieta-Imigrantes.

LEIA TAMBÉM: DER-SP destina mais de 100 mil m³ de fresa asfáltica a prefeituras, volume suficiente para pavimentar 150 campos de futebol

Também estão previstas intervenções estruturais, como melhorias geométricas em curvas da Via Anchieta, a implantação de uma nova rampa de escape no km 46 da pista Norte da Anchieta, além de estudos para novos acessos ao Porto de Santos.

Desde o início da concessão, mais de 3,4 milhões de atendimentos operacionais foram realizados nas rodovias do sistema, entre socorros mecânicos, atendimentos médicos, inspeções de tráfego e remoções.

Siga Fácil

Siga Fácil é o sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags, tornando o processo mais rápido, mais eficiente e com justiça tarifária. Ou seja, com o Siga Fácil, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido. Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas e reduz acidentes. O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, a Nova Raposo e a Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz o mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.