
O Governo do Estado de São Paulo enviará neste domingo (28) um novo contingente para reforçar a missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela, ampliando o apoio às operações de resposta ao terremoto que atingiu o país.
A delegação paulista será composta por 16 bombeiros militares especializados em busca e salvamento em estruturas colapsadas e um integrante da Defesa Civil do Estado, fortalecendo a capacidade operacional da missão brasileira nas ações de resgate, apoio humanitário e coordenação em campo.
LEIA TAMBÉM: Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
Além do efetivo especializado, São Paulo também encaminhará dois geradores de energia de última geração e um equipamento de internet satelital, recursos estratégicos para garantir o funcionamento das operações em áreas afetadas pelo desastre. Os equipamentos contribuirão para a manutenção da infraestrutura de resposta, permitindo maior autonomia das equipes e o restabelecimento das comunicações em locais com interrupção ou comprometimento dos serviços essenciais.
Representando a Defesa Civil do Estado, embarca para a missão o Tenente Ramatuel Silvino, chefe de Operações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Com ampla experiência em gestão de crises, coordenação operacional e gestão de dados em situações de desastre, o oficial atuará no apoio à produção e análise de informações estratégicas, auxiliando o planejamento das operações e a tomada de decisões em campo.
“Estes equipamentos que estamos levando são modernos e ajudarão em situações extremas. Os geradores são eletrônicos e por isso não dependem de combustível, consequentemente não emitem poluentes, com isso, podemos utilizá-los, por exemplo, em um local confinado, pois não há risco de contaminação do ar pela emissão de gases da queima da gasolina”, destaca o Tenente Ramatuel.
A participação paulista reúne profissionais altamente capacitados e com experiência em ocorrências de grande complexidade, seguindo protocolos internacionais de atuação em desastres. O reforço enviado neste domingo complementa o primeiro contingente mobilizado pelo Estado e amplia a contribuição de São Paulo para a missão humanitária brasileira.
Reconhecida nacionalmente pela sua estrutura de monitoramento, capacidade de resposta e integração entre os órgãos de proteção e defesa civil, São Paulo coloca à disposição da missão sua expertise operacional, tecnológica e logística, contribuindo para o salvamento de vidas e o atendimento à população afetada.
A atuação ocorre em cooperação com o Governo Federal, responsável pela coordenação da missão brasileira, e reafirma o compromisso do Estado de São Paulo com a preservação da vida, a cooperação institucional e a solidariedade internacional em situações de desastre.
São Paulo Programa Bom Prato servirá macarronada com frango assado aos domingos
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
São Paulo Como o treino aeróbio ajuda a reduzir perda muscular associada ao câncer
São Paulo Feirão Casa Paulista: R$ 6,8 milhões são liberados para apoiar famílias de dez regiões do estado na compra do primeiro imóvel
São Paulo Confira o funcionamento das unidades do Bom Prato neste final de semana
São Paulo Mais de 104 mil pessoas serão beneficiadas por R$ 413,6 milhões em obras de saneamento em oito cidades da região de Tatuí até 2029
São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão
São Paulo Agência SP Verifica: o que é verdade e o que é mentira sobre o reajuste dos pedágios em SP Mín. 18° Máx. 29°
